Espaço de compartilhamento de relatos de experiências, trabalhos, artigos, protocolos, legislações e tudo mais relacionado às PICS. A iniciativa é a expressão da interação entre seus participantes.
Comunidade das Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (CPICS) é o nosso ponto de encontro, dos profissionais das PICS. É o espaço para compartilharmos relatos de experiências, trabalhos científicos, artigos, fotos, vídeos, protocolos, legislações e tudo mais relacionado às PICS. Aqui, também, podemos divulgar eventos e atividades institucionais.
Abrigada na Plataforma Colaborativa IdeiaSUS da Fiocruz, a iniciativa passa a ser a expressão da interação entre seus participantes – profissionais, gestores, pesquisadores e serviços de saúde. Por meio da realização de rodas de conversa, debates, diálogos com especialistas e tantas outras possibilidades que nos aproximem, a CPICS mostra-se espaço de interação e troca de experiências e saberes entre todas as regiões do país.
Trata-se de uma cartografia social das imagens mentais e de propostas e estratégias, desenvolvidas por sujeitos individuais e coletivos, no enfrentamento de problemas relacionados à saúde e ao ambiente. Esse dispositivo representa o capital social e torna-se essencial para a ecologia de saberes acerca da temática das práticas integrativas, em que o senso comum e o saber científico dialogam, reunindo condições programáticas para enfrentar os desafios do sistema de saúde.
A CPICS retroalimenta a Plataforma IdeiaSUS e a fortalece, abrindo-se para uma miríade de práticas nos territórios onde elas acontecem. É, pois, um espaço vivo de práticas e experiências conectadas em uma dada realidade, que abordam problemas concretos e buscam soluções, ainda que, no caminho trilhado, as estratégias utilizadas possam não ter sido plenamente efetivas.
As premissas que nos movem incluem parcerias com entidades, órgãos de gestão de saúde pública nacionais e universidades, com destaque para o apoio do Consórcio Acadêmico Brasileiro de Saúde Integrativa (CABSIN) na condução de estratégias mobilizadoras deste tratabalho.
Longe de ser um produto acabado, a CPICS está em permanente transformação. Para isso, são fundamentais suas críticas e sugestões, que todas e todos participem. Sejam Bem Vind@s.