Avanços no citológico humanizado: a revolução do método suavizado na prática clínica

Introdução: Alta resistência por parte das mulheres brasileiras para realização do citopatológico de útero. Objetivos: Construir uma dinâmica para consulta de enfermagem humanizada às mulheres para realização do exame citopatológico do colo uterino. Elencar a utilização de práticas integrativas e complementares durante a consulta. Conhecer os principais motivos que levam as mulheres a não retornar periodicamente para a coleta do exame. Realizar o exame físico das mamas e abdome em conjunto com os Citopatológico. Ofertar um horário flexível para as mulheres que trabalham e não podem utilizar as USF.
Buscar parceria na intersetorialidade para aumento da realização do exame e sua regularidade. Metodologia: Ao vir atuar na Policlínica municipal Marizete Cordeiro em Queimadas/PB busquei deixar o ambiente mais acolhedor e para as pacientes realizarem a coleta do exame, utilizei e musicoterapia, escuta qualificada e humanizada despida de pré-conceitos e relatando todo o passo a passo que aconteceria, na tentativa de melhorar o ambiente na realidade que eu tinha em 2021. Ademais, ofereci um espaço que consistia em um biombo onde colocavam suas roupas, uma bata sempre. Por meio de toda essa simplicidade e muita humanização, iniciei um pequeno movimento que motivava as mulheres a incentivar outras a buscar a unidade, além do horário diversificado das USF. Durante a consulta realizei exame físico das mamas e abdome sempre explicando a sua importância, foi ofertada agenda com disponibilidade nos três turnos. Juntei com forças na intersetorialidade para ampliar, fortalecer e divulgar esse atendimento. Resultados: As mulheres atendidas começaram a elogiar da equipe que compunha a Policlínica e sua forma de trabalhar e para suas amigas, vizinhas e para outros profissionais e a cada dia havia mais busca pelo atendimento. Houve um aumento na realização do citopatológico de 5 mulheres dia para 10 mulheres dia, 40 mulheres mês em 2021. Essa agenda atualmente se encontra com uma média de 60 mulheres nos 3 turnos, um aumento de 200%, em consequência vários diagnósticos e tratamentos precoces proporcionando uma melhor qualidade de vida, alcançando os princípios do SUS. Conclusão:

Evasão das mulheres e profissionais de saúde pouco preparados para lidar com este tema, com as ações, mecanizadas na realização citopatológico.

Aumento na realização do citopatológico de 5 mulheres dia para 10 mulheres dia, 40 mulheres mês em 2021, em 2025 a média de 60 mulheres nos 3 turnos.

Através da aplicação das ações como estabelecimento de vínculo e confiança entre usuária e profissional há o fortalecimento do serviço.

autor Principal

Laine Vilarim Tenório

lainevilarimtenorio@gmail.com

ENFERMEIRA

Coautores

Laine Vilarim Tenório Elizabeth Maria de Souza Adriana de Assis Monteiro Estefânia Alves da Silva Claudino João Bernardino Neto

A prática foi aplicada em

Queimadas

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Rua João Barbosa da Silva, 120 - Centro, Queimadas - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Laine Vilarim Tenório

Conta vinculada

02 abr 2025

CADASTRO

02 abr 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io