Durante os meses de Agosto e Setembro de 2024 foram realizadas 03 oficinas no modelo de imersão e 01 Seminário multiprofissional com foco no fortalecimento do aleitamento materno na Atenção Primária à Saúde (APS) através da assistência multidisciplinar por meio de atendimentos domiciliares e/ou ambulatoriais voltados para esse cuidado.
Atualização das boas práticas da assistência baseada em evidência científica, partindo dos saberes e práticas dos profissionais em seu cotidiano do trabalho. Valorizando suas experiências, agregando novos conhecimentos em busca de um atendimento mais humanizado, oportuno e efetivo.
Com objetivo de sensibilizar os profissionais quanto a importância do acompanhamento desse binômio e sua rede de apoio no estimulo diário ao aleitamento materno na consolidação desse processo. Visto que muitas famílias não conseguem manter o aleitamento materno exclusivo pelo tempo preconizado pelo Ministério da Saúde devido ás dúvidas pontuais e inseguranças que surgem com o nascimento do bebê, acarretando no desmame precoce. Nas oficinas foram possiveis visualizar a qualidade da assistência prestada e potencializar essa atuação através de orientações baseadas nos manuais do Ministério da Saúde, de uma forma individualizada a cada família.
Através do alto índice de desmame precoce devido ás dúvidas que surgem nos primeiros dias de vida e prescrição de fórmula artificial no município, observou se a necessidade de atualização dos profissionais que integram as unidades de Estratégia Saúde da Família (ESF) sobre as boas práticas na assistência ao aleitamento materno.
Durante as Oficinas os profissionais realizaram dinâmicas, trocaram experiências do seu dia a dia, foram capacitados com base nos manuais do Ministério da saúde e tiveram o espaço para tirar dúvidas.
Este aperfeiçoamento possibilitou que os mesmos pudessem reconhecer e atuar de forma oportuna em sinais de alarme e complicações que pudessem interferir.
Após a finalização das Oficinas foi possível observar o empodeiramento profissional com a temática e a expansão da assistência no que diz respeito aos cuidados e sensibilidade quanto as dificuldades apresentadas pelas lactantes aos profissionais. Além da efetividade da assistência prestada, ocasionando maior estabelecimento de vínculo entre equipe, lactante e rede de apoio e com isso a consolidação do aleitamento materno e queda nos índices de desmame precoce e solicitação de fórmula artificial.
Vale ressaltar que o fortalecimento do vínculo interpessoal nesse processo também impactou positivamente no acompanhamento de puericultura e com isso, maior cobertura vacinal nos primeiros meses de vida. No que diz respeito a saúde de da mulher, também foi observado maior adesão a métodos de planejamento reprodutivo propostos nas consultas durante essa assistência individualizada em ambiente domiciliar e ambulatorial.
Para facilitar a realização das oficinas foi realizada uma reunião entre os profissionais que seriam os oficineiros, para articular os assuntos que seriam abordados, as dinâmicas que seriam realizadas, duração e objetivos a serem alcançados.
Mediante isso surgiu um roteiro que viabilizou e possibilitou a realização das oficinas e o sucesso da implementação da Prática descrita.
Avenida Sebastião Manoel Furtado - Santa Amalia, Vassouras - RJ, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO