563
Crystal Therapy as an Integrative Practice in Community Care: Experience at the Portela Samba School
Ana Carolina Ribeiro Teixeira
anacarolinacrt@gmail.com
Brasil
Terapia com Cristais como Prática Integrativa no Cuidado Comunitário: Experiência na Escola de Samba Portela
Descrição

Descrição do Contexto da Área:
A atividade foi realizada em Madureira, bairro do Rio de Janeiro reconhecido por sua forte identidade cultural e afetiva. O evento ocorreu na Escola de Samba Portela, um marco comunitário que favoreceu o engajamento local. A iniciativa integrou o projeto de extensão *“Caminhos para o Bem-Estar”*, promovido pela Escola de Medicina da Faculdade Souza Marques. O objetivo foi oferecer práticas integrativas de cuidado voltadas à saúde emocional. O projeto contou com uma sessão mensal ao longo de seis meses, cada uma com duração aproximada de uma hora, reunindo cerca de 20 a 25 participantes, um instrutor e um estudante mediador. A terapia com cristais foi escolhida para uma dessas sessões, promovendo uma ponte entre saberes populares e acadêmicos por meio de roda de conversa e troca de experiências.

Problemas abordados

Foi observada em Madureira a carência de espaços comunitários voltados ao cuidado emocional e à escuta terapêutica. Além disso, a formação médica apresenta pouca exposição a práticas integrativas. A atividade buscou preencher essas lacunas, oferecendo um espaço de troca entre estudantes e moradores, em que o cuidado fosse compreendido para além da dimensão técnica, valorizando aspectos subjetivos da saúde.

Resultados (opcional)

Entre os participantes:

* 71,4% relataram introspecção;
* 64,3% sentiram maior conexão consigo mesmos;
* 50% vivenciaram sensação de paz;
* 42,9% relataram alívio emocional;
* 28,6% sentiram equilíbrio energético e acolhimento;
* 14,3% relataram melhora na autoestima;
* 14,3% apontaram sensação de proteção;
* apenas 7,1% não perceberam efeitos significativos.

Para os estudantes, a experiência foi transformadora, proporcionando aprendizado prático, escuta ativa e maior sensibilidade no cuidado.

Recomendações ou Desafios

Recomenda-se a continuidade de iniciativas semelhantes em áreas de vulnerabilidade emocional e cultural. Os principais desafios incluem: necessidade de maior reconhecimento institucional das práticas integrativas, formação de facilitadores qualificados e enfrentamento de preconceitos em relação às terapias alternativas nos espaços acadêmicos.

Palavras-chave
Crystal Therapy as an Integrative Practice in Community Care: Experience at the Portela Samba School
Description

Contextual Description of the Area:
The activity was held in Madureira, a neighborhood in Rio de Janeiro known for its strong cultural and emotional identity. The event took place at the Portela Samba School, a community landmark, which facilitated local engagement. The initiative was part of the extension project “Paths to Well-Being”, promoted by the School of Medicine at Faculdade Souza Marques. The goal was to offer integrative care practices focused on emotional health. The project consisted of one session per month over a six-month period, each lasting about one hour, with approximately 20-25 participants, one instructor, and one student mediator. Crystal therapy was chosen for one of these sessions to bridge popular and academic knowledge through a circle of conversation and exchange of experiences

Problems Addressed

Issues Addressed:
A lack of community spaces dedicated to emotional care and therapeutic listening was observed in Madureira. Furthermore, medical education remains scarcely exposed to integrative practices. This activity aimed to address these gaps by fostering an environment for exchange between students and residents, where care was understood beyond technical approaches, highlighting the subjective dimensions of health.

Results (optional)

Results:
Among participants, 71.4% reported introspection, 64.3% felt more connected to themselves, and 50% experienced a sense of peace. Emotional relief (42.9%), a sense of energetic balance and being welcomed (28.6%), improved self-esteem (14.3%), and a feeling of protection (14.3%) were also reported. Only 7.1% did not perceive significant effects. For the students, the experience was transformative: they reported practical learning, active listening, and increased sensitivity toward care.

Recomendations or Challenges

Recommendations:
It is recommended that initiatives like this continue in areas with emotional and cultural vulnerability. Key challenges include the need for greater institutional recognition of integrative practices, training of qualified facilitators, and addressing prejudice toward alternative therapies in academic settings.

Keywords
unblocked games + agar.io