- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O projeto viva bem, viva sem dor tem por objetivo realizar uma ação integrada à comunidade, buscando o incentivo à prática de exercícios e alongamentos, a fim de dirimir a ocorrência de dores nas articulações dos idosos usuários da unidade básica de saúde Veiga Jardim. No dia 22 de junho de 2015, foi realizada a ação viva bem, viva sem dor na UBS Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, foi realizada no auditório da unidade uma palestra com o intuito de orientar a respeito de postura, quedas e como evitar situações que potencialmente acarretam em dores nas articulações. Logo após, houve aula de alongamento com professora de educação física, especialmente preparada para aquela população, cuja idade média era acima de cinquenta anos. Foi utilizado um questionário para identificar a região onde as dores articulares ocorrem e o conhecimento de métodos que auxiliem a amenizar tal sofrimento. Ao designo de promover a aproximação com a população, foram servidos relaxantes e lanches, distribuição de flyers educativos e rosas de origami. A decisão de escolha do tema e do público-alvo foi feita a partir da observação da realidade, entrevistas em vistas domiciliares, relatos dos agentes comunitários de saúde da UBS Veiga Jardim e preenchimento de formulários. A coleta de dados na ação educativa foi feita por meio de preenchimento de formulário próprio que avaliava o grau de satisfação com a atividade desenvolvida e a intenção do paciente em seguir as atividades ali ensinadas. Para um melhor resultado da ação proposta, é necessário que periodicamente a ação seja realizada, contanto com a adesão de mais participantes na comunidade. E a equipe do Nasf que atua junto a essa comunidade com profissionais da área de exercícios físicos, orientem a manter os alongamentos, bem como estimular e apoiar a prática de atividade física constante pela comunidade Veiga Jardim.
A partir do levantamento de dados realizados na área da unidade básica de saúde Veiga Jardim, em Aparecida de Goiânia, em parceria com a Universidade de Rio Verde, campus Aparecida, cujos alunos de medicina estão inseridos nas atividades desta comunidade. Foi realizada a ação educativa viva bem, viva sem dor que buscou meios de ajudar esta população a lidar com as dores nas articulações por meio de alongamentos e orientações de prevenção. Baseado na metodologia do arco de Maguerez, em que a observação da realidade ocorreu nas imediações da UBS Veiga Jardim. Os pontos-chave selecionados se relacionam com a presença de elevado número de idosos na comunidade que apresentam dores nas articulações, assim como na ausência de um profissional para administrar as aulas de alongamento e o sedentarismo ocasionado pela falta de oportunidade e conhecimento necessário. Já a teorização foi baseada em autores consagrados de artigos científicos e livros. Quanto às hipóteses de solução, destacam-se o controle do peso, prática regular de exercícios e manutenção da postura corporal. Por fim, no quesito aplicação à realidade foi realizado o projeto supracitado: viva bem, viva sem dor.
A esta região é necessário mais investimento em infraestrutura do bairro que colaborem com a realização de atividades físicas, bem como a presença de profissionais da área de exercícios físicos que trabalhem regularmente para orientar a prática de atividade física constante pela comunidade Veiga Jardim. O projeto comunitário viva bem, viva sem dor cumpriu o seu propósito ao passo que foram ensinados movimentos de alongamento adequados e foi dado suporte para a população de continuidade aos exercícios após o evento, já que o flyer educativo distribuído era composto por imagens autoexplicativas de alguns exercícios realizados na aula. É necessário destacar a importância do acompanhamento com profissionais da saúde, assim como hábitos saudáveis de vida.
Aparecida de Goiânia, GO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO