Após a Organização Mundial de Saúde (OMS) declarar nova pandemia, pelo SARS CoV-2, em março de 2020, a população mundial sofre direta e indiretamente com consequências severas e mudanças drásticas no seu cotidiano. Inúmeros esforços foram adotados pelos países na busca incessante de ações que minimizassem os efeitos do SARS-CoV-2, causador da doença covid-19. Nessa perspectiva se desenvolveu o projeto Vacinomovel no município de Inhuma, cidade com cerca de 15.330 mil habitantes (IBGE 2021), 100% de cobertura da Estratégia Saúde da Família e Atenção Básica (AB). O projeto parte da necessidade de desenvolver ações para população identificadas a partir do diagnóstico situacional realizado pela secretaria municipal de saúde na AB em março de 2021, através do qual foi possível avaliar um elevado índice de pessoas com comorbidades não vacinadas por motivos de locomoção, isolamento domiciliar, domiciliados e/ou acamados impossibilitados de buscar o serviço de imunização contra a covid-19. A Secretaria Municipal de Saúde após disponibilizar carros personalizados e equipados com estrutura material satisfatória assim como equipe de profissionais especializadas para realização de busca ativa , foi evidenciado o aumento nos índices de vacinação contra a covid-19 bem como segurança vacinal de população com comorbidades.
A hesitação em usar a vacina como constatada na pesquisa ImunizaSUS, mesmo com os avanços científicos, ainda é condição que impera e sustenta baixas coberturas da vacina covid-19. Esquema vacinal inconcluso continua trazendo consequências sérias a população e um campo desafiador e ser percorrido. Sensibilizar, orientar e informar a população corretamente sobre os imunobiológicos, especialmente os contra covid19, é ação prioritária para que o esquema vacinal completo atinja o maior número de pessoas e os municípios, estados e federação melhorem a cobertura vacinal contra o coronavírus.
1. Descentralização da administração das vacinas em várias unidades de saúde municipal da covid-19, as 07 equipes da Estratégia Saúde da Família realizam a administração das vacinas contra covid-19 semanalmente; 2. Desburocratização de mapas de controle para administração do imunológico, registro de dados essenciais para digitação posterior das doses realizadas; 3. Divulgação intensiva nas redes sociais dos locais/ horários de vacinação, o município conta com uma equipe responsável por produzir e divulgar todas as orientações relacionadas a vacinação; 4. Sensibilização de profissionais e comunidade quanto a importância de tomar todas as doses da vacina, com base na comprovação da eficácia do imunobiológico, manter combate às fake news; 5. incentivo e divulgação das pesquisas reafirmando eficácia e eficiência das vacinas; 6. educação continuada para profissionais da saúde na temática imunização, em especial contra a covid-19, quanto mais qualificado o profissional, melhor irá prestar atendimento à comunidade.
As pesquisas científicas em saúde são fontes ricas de dados e informações orientadoras para condução e melhorias das ações desenvolvidas pelos profissionais prestadores deste serviço. A pesquisa ImunizaSUS instiga pensar estratégias possíveis de realização para alcance das metas e melhorias das coberturas vacinais. Desse modo, ampliar a divulgação da pesquisa é relevante para que gestores, profissionais de saúde e comunidade de um modo geral tenham conhecimento dos desafios ainda enfrentados no âmbito vacinal em combate à covid-19, assim como também enaltecer as reais potencialidades nas ações estratégicas que contribuem para qualificação dos serviços de saúde.
Inhumas, GO, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO