- Educação, Informação e Comunicação em Saúde
GILVERLANIA DA SILVA ARAGÃO QUEIROZ
- 13 abr 2024
A imunização é reconhecida como uma das intervenções mais bem-sucedidas e custo-efetivas, resultando na erradicação e no controle de diversas doenças em todo o mundo ,porém uma preocupante redução na cobertura vacinal tem sido observada no Brasil. Atualmente vivemos uma evolução das notícias falsas disseminadas a respeito das vacinas, principalmente nas redes sociais, contribuindo para que a população tenha uma percepção enganosa de que não é preciso mais vacinar, haja visto o pensamento de que as muitas doenças desapareceram. O horário restrito de funcionamento das salas de vacina. Diante desse cenário e através de experiência com outros municípios, realizamos ações com parceria com a Secretária da Educação e Programa Saúde na Escola, onde fazemos uma checagem nas carteirinhas e convocamos as crianças junto com os pais ou responsáveis e realizamos na escola em um dia pré agendado a administração da vacina em atraso. Criamos também um comprovante de vacina atualizado que é apresentado no ato da matricula e rematrícula, fornecido pelas salas de vacina. No ano de 2023 iniciamos horário estendido até as 22:00hs em duas salas de vacina, uma vez que as mesmas funcionam apenas no horário comercial, visando dessa forma aumentar nossa cobertura vacinal.
Trabalhar a conscientização da população e dos funcionários da saúde da importância da vacinação, combater às Fake News , horário restrito de funcionamento das salas de vacina, recursos humanos limitado.
Horário estendido de atendimento das salas de vacina, parceria com a Secretaria de Educação e Programa Saúde na Escola, realizando vacina nas escolas e apresentação do comprovante de vacinação atualizado no momento da matrícula e rematrícula e capacitação dos profissionais que atuam na atenção básica.
Atualmente vivemos uma evolução das notícias falsas disseminadas a respeito das vacinas, principalmente nas redes sociais, contribuindo para que a população tenha uma percepção enganosa de que não é preciso mais vacinar, haja visto o pensamento de que as muitas doenças desapareceram, horário restrito de funcionamento das salas de vacina, onde apenas ficam abertas durante o horário comercial. Diante desse quadro procuramos realizar as estratégias de aumentar o horário de funcionamento das salas de vacina, trabalhar em conjunto com a Secretária da Educação, capacitar os profissionais que atuam na atenção básica. São ações que podem contribuir para que as estratégias tenham êxito.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO