- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Dulce Pimenta Gonçalves
- 11 abr 2024
O Brasil enfrentou em 2014 uma epidemia de Chikungunya. O primeiro município a registrar casos autoctones da doença foi Feira de Santana, localizado no nordeste do país. A artralgia pós chikungunya pode evoluir para dor crônica incapacitante por longo período de tempo, provocando sofrimento físico, psíquico, além de causar impacto social e econômico. A acupuntura originaria da medicina chinesa é uma opção para o tratamento de processos de adoecimento e integra o SUS.
O objetivo do estudo é relatar a experiência do uso da acupuntura no tratamento da dor articular crônica em indivíduos acometidos por Chikungunya.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Após a epidemia de chikungunya muitos pacientes permaneceram com dor articular crônica e incapacitante. Diante deste cenário a Secretaria Municipal de Saúde implantou o Ambulatório para acompanhamento dos pacientes com CHIKV CRONICO. A equipe multidisciplinar envolve médicos infectologistas, psicólogos, acupunturista e equipe da Vigilância Epidemiológica. Todos os pacientes com persistência da artralgia há mais de três meses (fase crônica) e sem resposta satisfatória ao tratamento farmacológico, são incluídos em sessões de acupuntura realizadas semanalmente no Ambulatório num total de 10 sessões para cada paciente.
INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS:Inicialmente é realizado a anamnese e avaliado todas as dimensões biopsicossociais, características e intensidade da dor.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: A cada sessão o paciente é avaliado para verificar evolução e melhora da dor.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO