- Atenção Primária à Saúde
LOHANA FURTADO OLIVEIRA
- 20 set 2024
Amapá
Realizar ações de promoção de saúde e prevenção de doenças numa abordagem diferenciada em 100% dos escolares em fase de crescimento e desenvolvimento atendidos no Programa Saúde na Escola do bairro Coroado, Manaus (AM), no ano de 2014 . As ações foram planejadas de acordo com a realidade local com a participação da equipe da escola, da unidade de saúde e do Nasf (Núcleo de Apoio à Saúde da Família) o qual tem os seguintes profissionais engajados nas referidas atividades: pediatra, fisioterapeuta, psicólogo e nutricionista. As ações são realizadas semanalmente e constam de serviços integrados de odontologia, atividades educativas, orientações de fisioterapia, consultas médicas e de enfermagem, apoio psicológico e nutricional e imunização. A equipe multiprofissional monta um calendário de atividades no qual se elege um representante para ser o coordenador de determinada ação, ou seja, todos os integrantes interagem com os diversos temas contribuindo com seus saberes. Dessa forma, as informações enriquecidas são compartilhadas na escola numa via de mão dupla contanto também com a bagagem cultural dos estudantes. O ponto de partida foi fazer o cadastramento dos alunos no Sistema de Informação Gil, o que permitiu fazer o registro sistemático de todas as ações realizadas. No início foi identificado que 85% dos escolares tinham cárie, necessitando de tratamento, de orientação e assistência em odontologia, e havia um distanciamento entre a comunidade e as instituições, escola e unidade de saúde, situação hoje superada com o Programa Saúde na Escola. O projeto tem como diferencial uma nova sistemática de trabalho na qual todos os saberes são compartilhados, inclusive os dos estudantes envolvidos No tocante à odontologia, o levantamento epidemiológico é feito através do Índice CPO-D (dentes permanentes cariados, perdidos e obturados). Já quanto aos demais serviços, o uso de questionários respondidos pelos estudantes envolvidos é uma forma de mensurar a aceitação e efetividade dos mesmos. O Projeto foi implantado em janeiro de 2014 e está em fase de execução. A avaliação e o monitoramento são realizados através de reuniões sistemáticas mensais com a equipe e a escola para analisar o impacto das ações e verificar se as atividades ocorreram conforme o previsto ou precisam de readequação.
Este trabalho visa apresentar a experiência desenvolvida pela Equipe da Unidade Básica de Saúde da Família Enf. Ivone Lima dos Santos junto aos adolescentes atendidos no Programa Saúde na Escola nas áreas de abrangência do bairro Coroado, Manaus (AM). A equipe da UBSF Enf. Ivone Lima dos Santos realiza o programa saúde na escola oficialmente com a EMEF Etelvina Pereira Braga, tendo como diferencial o desenvolvimento de ações multiprofissionais que possibilitam a promoção da saúde de uma forma mais eficaz na medida que a abordagem fator risco comum é utilizada, bem como a conscientização da autonomia e corresponsabilidade do próprio adolescente com vistas ao autocuidado. As atividades foram desenvolvidas conforme o preconizado pela parceria saúde-educação, ou seja, realizou-se o levantamento epidemiológico com relação à cárie dentária dos estudantes, escovação supervisionada com a distribuição de kits odontológicos, aplicação tópica de flúor, avaliação de mal oclusão dentária, orientação dietética com vistas à alimentação saudável, atividades educativas conjuntas de higiene bucal, corporal e mental, prevenção de acidentes e medidas apropriadas para imediato socorro às vítimas de traumatismos dentais. O trabalho torna-se relevante à medida que evidencia a eficiência de assimilar e incorporar hábitos saudáveis por meio de ações conjuntas entre vários profissionais, facilitando o entendimento das informações por parte do adolescente e desmistificando o funcionamento isolado de cada categoria profissional.
A aplicação dessa metodologia de trabalho está sendo disponibilizada para outras Unidades Básicas de Saúde, quebrando o antigo paradigma de abordagem disciplinar para uma nova forma de trabalho, na qual há a unificação de conhecimentos para uma abordagem comum. A equipe busca a sustentabilidade das ações por meio do trabalho contínuo entre saúde-escola e do engajamento dos profissionais e agentes envolvidos (estudantes), articulando-se com outras unidades de saúde. Está previsto no planejamento anual do calendário letivo escolar, ou seja, não se constitui ações esporádicas.
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