O grupo “um toque para a vida” faz parte da oficina de massagem e automassagem das Práticas Integrativas Complementares (PICS), ofertadas pelo Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), através da educadora física do núcleo e funciona há apenas seis meses mais com resultados excelentes. A ideia de implantar esse grupo surgiu a partir de um grupo já existente no município denominado “Caminhando Juntas”, composto por mulheres depressivas e em situação de violência doméstica, comandado pelo psicólogo do Nasf, que utiliza oficinas de artes para terapia em grupo. Nos 30 minutos finais de atividades, a educadora física realiza a oficina de massagem e automassagem das PICS. A implantação das PICS aumentou muito a adesão dos grupos que passaram a ter um resultado mais eficaz e efetivo, com melhora da qualidade de vida e diminuição da prática excessiva medicamentosa. as PICS de massagem e automassagem foram introduzidas em vários grupos do Nasf, como os grupos de ginástica e saúde mental.

Utilizar as massagens e automassagens das PICS no cuidado em saúde, com a finalidade de manter ou restabelecer a saúde, por meio da promoção do equilíbrio da circulação de sangue e de energia por todas as partes do corpo, promovendo relaxamento, qual São identificados nos grupos existentes os pacientes prioritários para receber as PICS, e após as atividades são realizadas as massagens e automassagens, durante 30 minutos, com músicas relaxantes. Alguns pacientes também são encaminhados através da equipe das equipes de AB e formados novos grupos.

Os resultados alcançados são visíveis e incríveis. Através de um questionário de satisfação sobre os resultados obtidos, 95% dos pacientes relataram melhoras significativas nas dores corporais, melhora da saúde mental com diminuição da ansiedade e depressão, e harmonia no relacionamento familiar. Diante das atividades e avaliações realizadas, concluímos que as Práticas Integrativas Complementares (PICS) – massagem e automassagem, são práticas inovadoras no nosso município e que vem agradando muito os usuários, pois os efeitos e resultados positivos são visíveis e praticamente imediatos. A inserção das PICS na rede de atenção à saúde foi inserida como ferramenta de cuidado, e uma opção de tratamento ou forma complementar, respeitando as particularidades de cada caso.

Principal

Adriana Aparecida Costa Lopes

dri.costalopes@gmail.com

Coautores

Adriana Aparecida Costa Lopes

A prática foi aplicada em

Divinésia

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Padre Henrique Silvino Alves, Senador Firmino - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Marilea Alves Valente

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

27 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas