As doenças crônicas não transmissíveis-DCNT constituem uma série de problemas de saúde pública. São Exemplos Diabetes Mellitus-DM, Hipertensão Arterial Sistêmica-HAS, entre outras. A DM caracteriza-se por hiperglicemia, déficit na secreção de insulina ou em sua ação. A HAS caracteriza-se por elevação e sustentação da Pressão Arterial-PA. A prevenção é a forma mais eficaz de evitar e controlar as DCNT. A população recebe assistência feita pelo SUS através de um cadastro que permite um acompanhamento interdisciplinar, com o intuito de modificar o quadro atual, melhorando a qualidade de vida reduzindo assim o custo social. o projeto é realizado através de grupos pela equipe do Núcleo de Assistência à Saúde da Família NASF e a Equipe de Saúde da Família na cidade de Campo Florido-MG semanalmente, onde são desenvolvidas as seguintes atividades: educação em saúde, atividade física, aferição de PA e gluco teste no período da manhã nos estabelecimentos públicos com média de 2 horas de duração.
Criar espaço de acolhimento, troca de saberes, participação social, fortalecer vínculos e cuidado integral e humanizado alterando assim a qualidade de vida e saúde da população atendida pela equipe de saúde do município de Campo Florido – MG Foi feito levantamento da população com HAS e DM, através de busca ativa dos Agentes Comunitários de Saúde. No início das atividades são realizadas ações de educação em saúde abordando temas significativos. Os encontros acontecem em uma roda de conversa com os participantes, trabalhando atividades físicas, preventivas e educativas. É feito aferição da PA, gluco teste (realizado a cada 2 meses), medida de cintura/ quadril e no final é servido um café da manhã, proporcionando interação entre os participantes e os profissionais envolvidos.
Dos dados coletados, obteve-se média de 53 pessoas divididas em grupos, sendo 42 mulheres com média de idade 67 anos e 11 homens com média de idade 72 anos. o gluco teve média de 107,94 mg/dl, não foi possível coleta de dados, pois a maioria não estava em jejum. A PA inicial teve média 129×81 mmHg. Após 3 meses a PA teve média de 127×83 mmHg, no início 34 pacientes com PA normolíneas e 19 com PA alteradas. Após 3 meses 36 normolíneas e 17 alteradas. A Relação Cintura Quadril nas mulheres no início a média foi de 0,93m classificado risco cardíaco aumentado, após 3 meses a média foi de 0,97m, mantendo o risco. Entre os homens a média foi de 0,99m classificado com risco cardíaco aumentado, após 3 meses a média foi de 0,97m, mantendo o risco.Conclui-se após verificação dos dados coletados, que com pouco tempo de implantação do projeto, obteve-se uma pequena melhora, sendo necessário o prosseguimento das atividades, intensificando a conscientização dos participantes para a importância da educação em saúde, das atividades físicas e do acompanhamento da PA e glicemia, para assim conseguirmos melhores resultados que reduzirão futuramente os custos com as DCNT para o município.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO