- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
FINALIDADE DA EXPERIÊNCIA: Qualificar o atendimento às gestantes soro positivas, que até então eram atendidas nas UBS, o que originava uma resistência das mesmas, pois, o atendimento não era específico para sua condição de saúde. Tendo como parcerias a 10° CRS (Coordenadoria Regional de Saúde), Santa Casa de Misericórdia (maternidade e berçário) e as UBS .ESF´s, PIM, Agente de Saúde e Conselho Tutelar.DINÂMICA E ESTRATÉGIAS DOS PROCEDIMENTOS USADOS: Consiste no acompanhamento e cuidados com as gestantes soro positivas, com dedicação específica da enfermagem e corpo clínico (ginecologista e pediatra) orientando, acolhendo e explicando as rotinas em relação às medicações (TARV- Tratamento Antirretroviral) até a hora da internação para o parto cesáreo e ,após, o RN é encaminhado para a primeira consulta e acompanhamento com o pediatra do serviço . Tem como financiador a Programação Anual de Metas da cidade e utiliza como apoio material informativo contendo recomendações a cerca da adesão a terapia antirretroviral como uma alimentação adequada, uso das medicações, exames, vacinas a serem realizados tanto pela gestante como pelo bebê e a necessidade do comparecimento as consultas agendadas pelo instituição.INDICADORES/VARIÁVEIS/COLETA DE DADOS: Este programa de saúde nos levou a uma visão abrangente em relação à prevenção e ao tratamento e acompanhamento de pacientes ( gestantes) portadores do HIV/AIDS. Tendo como método o acolhimento mais humanizado e personalizado dos pacientes, a busca ativa de pacientes. Nestes anos de realização do projeto foram atendidas 33 gestantes, que passaram pelo CTA (Centro de Testagem e Aconselhamento) e tiveram seus exames positivos para HIV. Destas 33 gestantes que aderiram ao Tratamento Antirretroviral 100% de seus bebes foram negativados para o HIV.OBSERVAÇÕES/AVALIAÇÃO/MONITORAMENTO: EM SANTANA DO LIVRAMENTO O S.A.E COM SUA EQUIPE MULTI PROFECIONAL REALIZA O MONITORAMENTO E MATRICIAMENTO DE TODAS AS GESTANTES QUE SÃO ATENDIDAS NAS UBS E ESF´s. REALIZANDO ASSIM UM MELHOR FLUXO E ATENDIMENTO DESSAS GESTANTES.
Em 2005 foi implantado na cidade de Santana do Livramento, RS, fronteira seca entre Brasil e Uruguai, que apresenta características peculiares como o fluxo livre entre ambas as cidades de turistas, caminhoneiros ,profissionais do sexo,usuários de drogas e assentamentos que requerem uma atenção especifica das autoridades de saúde, o projeto Controle da Transmissão Vertical em Santana do Livramento, através da Coordenação DST/AIDS dacidade, visando qualificar o atendimento ás gestantes soro positivas, que até então eram atendidas nas UBS, o que originava uma resistência das mesmas ,pois, o atendimentonão era especifico para sua condição de saúde .
O PROGETO DA TRASMISSÃO VERTICAL TEVE COMO RESULTADO EM SANTANA DO LIVRAMENTO ZERAR OS CASOS DA TRANSMISSÃO VERTICAL DO HIV DA MÃE PARA O RN DURANTE A GESTAÇÃO E NA HORA DO PARTO.CONCLUSÕES: O PROJETO E DE SUMA IMPORTANCIA PARA A INSTITUIÇÃO, POIS, EXISTE UMA DEMANDA DE PACIENTES A SEREM ATENDIDOS, LEVANDO A SUA CONTINUIDADE.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO