- Saúde Mental e Atenção Psicossocial
Elaine Cristina Fontes
- 25 out 2024
As intervenções em saúde mental devem promover novas possibilidades de modificar e qualificar as condições e modos de vida, orientando-se pela produção de saúde e não se restringindo à cura de doenças. o desenvolvimento de intervenções em saúde mental é construído no cotidiano dos encontros entre profissionais e usuários, em que ambos criam novas ferramentas e estratégias para compartilhar e construir juntos o cuidado em saúde. o projeto do Torneio Intercaps nasceu desse encontro, do serviço de saúde mental com os usuários, de transformar uma oficina de esportes em algo maior, que integrasse pessoas e que estimulasse a inclusão e a visibilidade social, promotores potenciais de saúde. o Projeto envolveu a articulação da Rede Intra e intersetorial e a microrregião de saúde, composta pelas cidades de Itabirito, Ouro Preto e Mariana. Concretizou-se no período de outubro a dezembro de 2018 e teve como público alvo os usuários dos serviços de Saúde Mental, incluindo famílias e comunidades.
Investimento no protagonismo e potencialidades dos usuários de forma a romper com a estigmatização e a discriminação e com a lógica da doença considerando a identidade do sujeito. Fortalecimento dos laços sociais e investimento no território como alt Parceria intersetorial com a área de esportes para orientar o treinamento e o planejamento do Torneio. Articulação com a Microrregião de saúde em reuniões com os serviços de saúde mental de Itabirito, Ouro Preto e Mariana, para definir: apresentação do projeto, criação do cronograma de execução, produção do regulamento geral, premiação. Treino semanal dos usuários em quadra poliesportiva sob orientação técnica. Apoio do serviço de Comunicação para divulgação do evento. Apoio do serviço de transportes para viabilizar o traslado dos usuários, familiares e profissionais ao local dos jogos. Apoio dos Bombeiros nos dias de jogos. o Torneio foi executado em 3 etapas de jogos,a 1ª em Mariana, a 2ª em Ouro Preto e a final em Itabirito.
O resultado da experiência foi gratificante contou com a participação de 60 usuários a título de “jogadores” e de mais tantos outros que acompanharam e auxiliaram nos treinos e jogos. Houve a participação efetiva dos Caps para a realização do Torneio, participação da família e da comunidade em geral. Integração da rede local de saúde, intersetorial e da microrregião de saúde. Promoção e valorização do esporte na vida dos usuários, de hábitos saudáveis, desenvolvimento de habilidades sociais, de trabalho em equipe. Visibilidade e protagonismo dos sujeitos. O modelo de atenção as pessoas com transtornos mentais previsto pelo SUS busca garantir o direito de ser tratado em liberdade, em serviço comunitário, inserção na família, na comunidade, ampliado a pessoas com necessidades decorrentes do uso de drogas. A integração de serviços, usuários, famílias, comunidades, fortalece estratégias que superem a medicalização do sofrimento e a patologização do sujeito.
Avenida Queiroz Júnior, 635 - Praia, Itabirito - MG, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO