Toda hora é hora de cuidar: atenção primária no turno estendido no município de Macapá

A adesão ao cuidado com a saúde perpassa diversos fatores facilitadores ou dificultadores. Dentre eles nota-se que o horário de atendimento nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) podem contribuir ou dificultar para os cuidados continuados com o bem-estar. Diante disso, o projeto Turno Estendido visa trazer resolutividade a essa demanda, ampliando a disponibilidade dos serviços de saúde em horários compatíveis aos dos trabalhadores do município de Macapá, visto que mais da metade da população está ligada ao trabalho informal. Estima-se, que com o turno estendido nas UBS será possível aumentar o quantitativo de usuários que realizam a adesão às práticas de cuidado na AB, solidificando esta como principal porta de entrada do SUS. No cenário macapaense, tal projeto revela-se como inovador, visto que, pela primeira vez os munícipes poderão acessar aos diversos serviços de saúde, sem comprometer outras atividades obrigatórias diárias.

OBJETIVO GERAL: Ampliar a disponibilidade dos serviços de saúde em horários compatíveis com a realidade da população macapaense.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
• Facilitar a adesão dos usuários aos serviços da Atenção Básica;
• Reduzir o volume de atendimentos de pacientes de baixo risco em unidades de pronto atendimento e emergências hospitalares.

O projeto iniciou em agosto de 2022 com a adesão de cinco UBSs e já em 2023 houve a ampliação para sete unidades localizadas em bairros periféricos, visando proporcionar equidade no cuidado e a universalização do acesso aos serviços de saúde. Os atendimentos acontecem de segunda a sexta-feira, das 18h às 23 horas, por ordem de chegada e agendamento prévio. Ao transcorrer do ano de 2023 contabilizamos os seguintes resultados: 11.402 consultas com o Clínico Geral; 5.875 consultas com pediatra; 123 consultas com obstetra; 815 atendimentos com ginecologista; 430 consultas com cardiologista. Tivemos ainda 1.568 consultas odontológicas, 763 consultas de pré-natal e 28.583 receitas atendidas. Todos os pacientes foram submetidos a triagem com profissionais da enfermagem. Somaram-se 49.559 atendimentos individuais realizados no turno estendido no período avaliado. Os resultados mostram-se satisfatórios e dentro do esperado pela gestão dos serviços de saúde. Observa-se ainda a redução do quantitativo de atendimentos de pacientes de baixo risco em unidades de pronto atendimento, tal fato pode ser atribuído a ampliação de facilidade de acesso aos serviços de saúde na Atenção Básica.

Observou-se que a ampliação do horário de atendimento para o 3º turno facilitou a adesão do cuidado em saúde na atenção básica. Tal adequação possibilitou que pacientes que trabalhem o dia inteiro, principalmente no mercado informal, tivessem acesso aos atendimentos da AB, aumentando as possibilidades de inserção do usuário na saúde pública. Elenca-se ainda, que o turno estendido propicia a execução da ação fundamental da AB, ou seja, prevenção e promoção à saúde. Ademais, tal ação reforça o princípio de equidade, ofertando às pessoas soluções reais para poderem ter acesso àquilo que precisam, nesse caso oportunidade igual para os cuidados com a saúde.

Principal

Luana Izabel da Silva Nunes

luhizabel13@gmail.com

Psicóloga

Coautores

Luana Izabel da Silva Nunes

A prática foi aplicada em

Macapá

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

25 set 2024

CADASTRO

25 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas