Voltado para adolescentes das escolas públicas de ensino fundamental o projeto visa potencializar os participantes como multiplicadores das informações, promover o teste rápido para HIV como estratégia de prevenção, distribuir e ensinar o uso correto dos preservativos masculino e feminino.
Viamão é uma cidade da região metropolitana de Porto Alegre (RS) que apresenta uma taxa de detecção de Aids de 56,8 em que 49858 habitantes encontram-se na faixa etária entre 12 e 22 anos evidenciando a necessidade de focar estratégias de prevenção neste público. A fim de atingir este público com inovação, diálogo e aprendizado significativo foi pensada a tenda da prevenção, os jovens participaram de atividades interativas de informação/educação, vivência sensorial e problematização. Os temas a serem abordados deveriam ser: infecção pelo HIV, uso de preservativos, estigma e discriminação, gerenciamento de risco e diagnóstico.
Este projeto inovou nas ações de educação em saúde saindo de um modelo meramente informativo-expositivo para um modelo dialógico, interativo e de construção do conhecimento. A partir desta primeira experiência as duas secretarias lançaram para o ano de 2017 o Projeto Galera Curtição mostrando como resultado deste projeto a consolidação da articulação intersetorial que é importante para a aceleração e o fortalecimento da resposta à epidemia de Aids.
Av. Sen. Salgado Filho, 5412 - São Lucas, Viamão - RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO