Telefonia IP e digitronco: avanços na gestão de urgências do SAMU

Apresentação/Introdução: A fim de aumentar a performance das ações da Central de Regulação de Urgências Regional da Baixada Fluminense (CRUR BF) na gestão da comunicação para garantir respostas ágeis e eficientes, foi necessário a implementação da Telefonia IP e do Sistema Digitronco, devido a grande quantidade de chamados, e a necessidade de uma otimização do serviço. A implementação dessas tecnologias, foi uma estratégia adotada pelo CISBAF para otimizar a gestão das chamadas, reduzir custos operacionais, ampliar a segurança da comunicação e integrar tecnologias, usando a tecnologia da informação, para a melhoria do serviço público. O presente relato discute os avanços dessa transição tecnológica e seus impactos na qualidade do atendimento do SAMU, no período 2016 à 2024. Ressalta-se que o monitoramento da utilização da Telefonia IP e do Sistema Digitronco é uma prática contínua na CRUR BF, com atualizações e aprimoramentos constantes para garantir a excelência no atendimento.
Objetivo: Analisar os impactos da migração para Telefonia IP e Sistema Digitronco na eficiência operacional na gestão de urgências na Baixada Fluminense.
Metodologia: A análise foi realizada a partir da revisão documental sobre a implementação da Telefonia IP e Sistema Digitronco no CRUR BF. Foram considerados os desafios iniciais, incluindo desafios técnicos como encurtar a comunicação entre o CRUR e as equipes de intervenção, com consequente redução do tempo de resposta, e garantir a segurança e proteção nas ligações contra interceptações não autorizadas. Também foram considerados desafios de gestão, como a performance da distribuição dos chamados dentro do CRUR, proporcionando a redução do tempo de espera do usuário na fila de atendimento, e a garantia de investimento em infraestrutura com apoio dos entes federais e estaduais. Além disso, foram elaboradas estratégias de transição, analisadas as funcionalidades das novas ferramentas e testados indicadores de eficiência (tempo de resposta médio, taxa de sucesso de chamadas).

Identificou-se a oportunidade de modernizar a infraestrutura de comunicação através da implementação da Telefonia IP e do Sistema Digitronco.

A implementação da Telefonia IP e do Sistema Digitronco resultou em melhorias significativas na gestão das chamadas. Observou-se uma notável redução nas quedas de ligação, com percentuais de 36,75% em janeiro de 2024 e 14,9% em fevereiro de 2024, demonstrando o aumento da estabilidade e segurança das ligações, além da melhora na distribuição de chamadas. Houve também uma significativa redução no tempo médio de resposta, de 01:00:21 em 2016 para 00:32:04 em 2024, resultado alinhado ao processo de educação permanente das equipes e a outros fatores relacionados à otimização de fluxos. Durante a pandemia de COVID-19, a nova tecnologia permitiu a realização de atendimentos remotos, garantindo a continuidade dos serviços essenciais. A migração completa para o Sistema Digitronco aprimorou a captação de dados e aumentou a transparência na análise do desempenho da equipe, contribuindo para a redução de custos e o aumento da velocidade de resposta. Esses resultados corroboram com a importância da tecnologia da informação na gestão de serviços de saúde, como apontado por Roberto et al (2019) em sua obra sobre a Tecnologia de Informação e Comunicação em Saúde (TICs), onde discute a utilização dos recursos de TICs na saúde.

A modernização da infraestrutura de telefonia na CRUR BF contribuiu significativamente para a otimização da gestão de urgências, refletindo diretamente na agilidade do atendimento e na redução das quedas de ligação. A segurança e a eficiência operacional foram otimizadas, destacando-se como modelo para outras centrais de regulação. A integração da Telefonia IP com sistemas de gestão possibilitou uma melhor interação entre equipes, médicos reguladores e solicitantes, reforçando a importância da inovação tecnológica na gestão da saúde pública. A implementação bem-sucedida dessas tecnologias na CRUR BF demonstra o potencial da inovação para transformar a gestão de urgências, garantindo um atendimento mais rápido e eficiente para a população.

autor Principal

Rosangela Bello

cisbaf.consorcio@gmail.com

Secretario Executiva

Coautores

Rosangela Bello, Marcia Cristina Ribeiro Paula, Ricardo de Mattos Russo Rafael, Flávio Augusto Guimarães de Souza

A prática foi aplicada em

Nova Iguaçu

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Av. Governador Roberto da Silveira 2.012 - Posse Nova Iguaçu - RJ CEP 26020-740

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Flavio Augusto Guimarães de Souza

Conta vinculada

21 mar 2025

CADASTRO

21 mar 2025

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Andamento

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

unblocked games + agar.io