- Promoção da Saúde
Talita Cristina Vieira Barbosa
- 22 set 2024
Amapá
O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento complexo que se caracteriza por déficits na comunicação oral e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos sociais. Estima-se, conforme o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) (2020) que a cada 36 crianças uma delas terá laudo para TEA. Considerando tal dado, elenca-se a necessidade de subsidiar esta demanda como um relevante caso de saúde pública. Posto isso, em Macapá contamos com 4 dispositivos que realizam a avaliação (AV) para TEA de forma contínua, sendo eles: CER, CAPS i, Clinica Escola Coração Azul e Cantinho Coração Azul. Contudo, ao realizar o mapeamento da rede TEA municipal, notou-se que a demanda reprimida para AV era maior que o suportado pelos dispositivos. A fim de situar no espaço e tempo, exemplifica-se que no ano de 2023 ainda estávamos atendendo usuários de 2019 para o processo de AV. A partir desta problemática surge o projeto TEATENDEMOS, uma política pública de Governo que visou dar resolutividade a esta demanda.
OBJETIVO GERAL:
Unificar as listas de espera de todos os dispositivos, para fins de avaliação de TEA, e realizar posteriormente o mutirão de atendimentos para avaliação, intitulado TEATENDEMOS.
OBJETIVOS ESPECÍFICOS
⮚ Estruturar o fluxo municipal para atendimentos voltados à demanda do TEA, seja para avaliação ou intervenção.
⮚ Realizar levantamento do quantitativo de usuários que aguardavam pelo processo de avaliação.
⮚ Iniciar os mutirões de avaliação, considerando avaliação com a equipe multiprofissional.
Os mutirões sempre ocorrem em dois dias. No 1º dia, os usuários são atendidos com a equipe multiprofissional e no 2º passam com os médicos especialistas, para assim, a partir de um olhar multiprofissional ser fechado o diagnóstico. Destaca-se, que até o momento foram realizadas 882 consultas com fonoaudiólogo, 840 com Terapeuta Ocupacional, 730 AV com psicólogos, 654 consultas com neuropediatra e 428 com psiquiatra infantil. Ademais, foram ofertados exames complementares fundamentais para diagnóstico diferencial, tais como Bera (146), Tomografia (230) e EEG (419). Todo processo do TEATENDEMOS acontece no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, dispositivo municipal que dispõe de sistema de informatização em toda sua estrutura, viabilizando o acontecimento do mutirão de forma mais célere. Foram realizados 3.784 atendimentos, representando a universalidade de acesso para 1.082 usuários do SUS. Tais crianças e suas famílias passaram pelo processo de avaliação, em sua grande maioria os diagnósticos eram relativos a transtornos globais do neurodesenvolvimento.
Observou-se, que a modalidade de atendimento em mutirão deu celeridade para a AV para fins de diagnóstico de TEA, visto que, comumente encontramos relatos de pessoas que aguardavam há mais de 5 anos em listas de espera. Essa experiência é tida como inovadora e de sucesso, posto que através dela muitos usuários conseguiram ter celeridade no processo de AV. Ressalta- se ainda, a aplicabilidade do projeto, podendo este ser reproduzido em outros cenários. Destaca-se, que o laudo auxilia na garantia de direitos para pessoas com TEA, sendp este importante para a efetivação da prática de políticas públicas para pessoas com TEA, dimuindo consideravelmente a fila de espera para AV em Macapá.
Av. Henrique Galúcio, 1249
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO