Teatendemos: assistência e cuidado para pessoas em processo de avaliação para autismo

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um distúrbio de desenvolvimento complexo que se caracteriza por déficits na comunicação oral e em habilidades para desenvolver, manter e compreender relacionamentos sociais. Estima-se, conforme o Centers for Disease Control and Prevention (CDC) (2020) que a cada 36 crianças uma delas terá laudo para TEA. Considerando tal dado, elenca-se a necessidade de subsidiar esta demanda como um relevante caso de saúde pública. Posto isso, em Macapá contamos com 4 dispositivos que realizam a avaliação (AV) para TEA de forma contínua, sendo eles: CER, CAPS i, Clinica Escola Coração Azul e Cantinho Coração Azul. Contudo, ao realizar o mapeamento da rede TEA municipal, notou-se que a demanda reprimida para AV era maior que o suportado pelos dispositivos. A fim de situar no espaço e tempo, exemplifica-se que no ano de 2023 ainda estávamos atendendo usuários de 2019 para o processo de AV. A partir desta problemática surge o projeto TEATENDEMOS, uma política pública de Governo que visou dar resolutividade a esta demanda.

OBJETIVO GERAL:
Unificar as listas de espera de todos os dispositivos, para fins de avaliação de TEA, e realizar posteriormente o mutirão de atendimentos para avaliação, intitulado TEATENDEMOS.

OBJETIVOS ESPECÍFICOS

⮚ Estruturar o fluxo municipal para atendimentos voltados à demanda do TEA, seja para avaliação ou intervenção.
⮚ Realizar levantamento do quantitativo de usuários que aguardavam pelo processo de avaliação.
⮚ Iniciar os mutirões de avaliação, considerando avaliação com a equipe multiprofissional.

Os mutirões sempre ocorrem em dois dias. No 1º dia, os usuários são atendidos com a equipe multiprofissional e no 2º passam com os médicos especialistas, para assim, a partir de um olhar multiprofissional ser fechado o diagnóstico. Destaca-se, que até o momento foram realizadas 882 consultas com fonoaudiólogo, 840 com Terapeuta Ocupacional, 730 AV com psicólogos, 654 consultas com neuropediatra e 428 com psiquiatra infantil. Ademais, foram ofertados exames complementares fundamentais para diagnóstico diferencial, tais como Bera (146), Tomografia (230) e EEG (419). Todo processo do TEATENDEMOS acontece no Centro de Especialidades Dr. Papaléo Paes, dispositivo municipal que dispõe de sistema de informatização em toda sua estrutura, viabilizando o acontecimento do mutirão de forma mais célere. Foram realizados 3.784 atendimentos, representando a universalidade de acesso para 1.082 usuários do SUS. Tais crianças e suas famílias passaram pelo processo de avaliação, em sua grande maioria os diagnósticos eram relativos a transtornos globais do neurodesenvolvimento.

Observou-se, que a modalidade de atendimento em mutirão deu celeridade para a AV para fins de diagnóstico de TEA, visto que, comumente encontramos relatos de pessoas que aguardavam há mais de 5 anos em listas de espera. Essa experiência é tida como inovadora e de sucesso, posto que através dela muitos usuários conseguiram ter celeridade no processo de AV. Ressalta- se ainda, a aplicabilidade do projeto, podendo este ser reproduzido em outros cenários. Destaca-se, que o laudo auxilia na garantia de direitos para pessoas com TEA, sendp este importante para a efetivação da prática de políticas públicas para pessoas com TEA, dimuindo consideravelmente a fila de espera para AV em Macapá.

Principal

Luana Izabel da Silva Nunes

luhizabel13@gmail.com

Psicóloga

Coautores

Luana Izabel da Silva Nunes

A prática foi aplicada em

Macapá

Amapá

Norte

Esta prática está vinculada a

Av. Henrique Galúcio, 1249

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Monique Melo Gomes

Conta vinculada

21 set 2024

CADASTRO

21 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas