Objetivo: relatar a experiência da implementação do protocolo de medicação segura por meio da estratégia de educação permanente. Método: trata-se de um relato de experiência, realizado no mês de janeiro a abril de 2017 em atividades de educação permanente, desenvolvidas na Policlínica Bárbara Pereira de Alencar localizada na cidade de Campos Sales (CE), sujeitos envolvidos foram enfermeiros, médicos, técnicos de enfermagem, farmacêutico e gestão da instituição. Resultados: no primeiro momento, foi realizado uma pré diagnóstico na unidade através de uma oficina com todos os profissionais, as quais se iniciou com a atividade de brainstorming, com a pergunta disparadora “pontos necessários para uma medicação segura?”. Todo o material foi condensado e utilizado como análise para adaptação do protocolo de prescrição, dispensação e administração de medicamentos do Ministério da Saúde.
A segurança do paciente é um atributo na qualidade do cuidado e tem adquirido grande importância mundial com intuito de garantir uma assistência segura. Os erros são eventos adversos constantes nos estabelecimentos de saúde, com indicadores alarmantes e danos significativos aos pacientes, muitos chegando a óbito. Dentre os maiores danos que poderiam ser evitáveis se destacam os erros de medicação, os quais podem estar relacionados a dispensação, prescrição e/ou administração. O uso de instrumentos organizacionais podem ser uma estratégia para redução e eliminação de erros.
Conclusão: em suma, o uso dos protocolos é essencial nos serviços de saúde, com essa adaptação a instituição já percebeu pontos positivos, redução do uso indiscriminado de medicamentos e o desaparecimento dos mesmos, padronização das prescrições, administração, e armazenamento, junto à segurança oferecida ao paciente, melhoria na organização do serviço e economia.
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