Viagem via barco (fluvial) mensal para comunidades da zona rural sendo dividida por área, aqui determinada de Alto, Médio e Baixo Rio Manacapuru, pois temos 58 comunidades/ localidades. Nossa metodologia de trabalho e prestar atendimento no barco ou diretamente na comunidade onde temos ponto de apoio (posto de saúde), ou até mesmo levando à equipe de saúde as comunidades mais distantes, utilizando lanchas com motor HP 115. Diminuição da demanda ribeirinha em atendimento (médico, enfermagem) na zona urbana.

Em vivência pelas comunidades ribeirinhas do município de Caapiranga, percebe-se o avanço da saúde através do SUS no qual temos a oportunidade de proporcionar uma saúde mais perto da comunidade, não pelo fato de ser mais carente, mas sim por merecer um olhar diferenciado com atitudes que proporcionam bem estar e qualidade de vida através de simples gestos, como prestar atenção à saúde qualificada, seja através de consultas médicas, palestras, vacinação, equipe do Nasf, consultas de enfermagem ou odontológicas, ou simplesmente ouvir os comunitários e tentar proporcionar soluções para problemas de saúde que ora parecem impossíveis. Visando com isso uma aproximação do usuário com a equipe melhorando a qualidade da atenção básica no âmbito do município, seja em zona rural ou zona urbana, pois nosso objetivo e intensificar a qualidade da atenção a saúde as comunidades ribeirinhas por meio de parcerias com instituições religiosas, cito aqui Projeto Amar, Adria, Asas do Socorro que também proporcionam atendimento médico, odontológico, enfermagem, buscando com isso o bem estar da população caapiranguense.

Capacitar comunitários para desenvolver ações em saúde com simples intuito de trabalhar orientação, prevenção, evitando com isso o processo saúde – doença. Ainda é possível ofertar uma saúde com Universalidade, Equidade e Integralidade da atenção à saúde mesmo com poucos recursos humanos ou materiais, visto que objetivo principal e proporcionar bem-estar à saúde, visando melhorias na qualidade de vida do usuário e da família, em locais de difícil acesso como as comunidades da zona rural do município de Caapiranga.

Principal

Renata Ribeiro P de Moraes

Coautores

Renata Ribeiro P de Moraes

A prática foi aplicada em

Caapiranga

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Couto Vale, 512 - Centro, Caapiranga - AM, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renata Ribeiro P de Moraes

Conta vinculada

02 nov 2020

CADASTRO

22 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas