Saúde prisional e equipe de saúde: serviços multidisciplinares na cadeia pública de Itabaiana (PB)

A atenção em saúde no sistema prisional de Itabaiana (PB) assegura, juntamente ao Estado, seus direitos fundamentais aos cárceres, pelo fator principal deles encontrarem-se inteiramente sobre custodia do Estado. Esse trabalho é embasado na pesquisa qualitativa, pois baseia-se no caráter subjetivo, narrativas e ideias. A fisioterapia se faz necessária por sua população ser tabagista e apresentarem riscos de hipoventilação e atelectasia mediante a diminuição da capacidade pulmonar, necessitando assim de fisioterapia respiratória para melhorar a capacidade pulmonar e expansibilidade torácica, tão quão patologias alojadas osteomioarticular traumáticas e não traumáticas, necessitando de fisioterapia motora. Já a psicologia busca oferecer subsídios para a reflexão e ampliação das ações na prática cotidiana. Não podemos deixar de apontar que os desafios e as dificuldades enfrentadas nesse campo é descomunal e que mediante esforços buscamos práticas inovadoras. Seu foco principal seria a convivência dos presos e saúde emocional. No contexto alimentar e nutricional, são requisitos básicos para a promoção e a proteção da saúde, é um direito humano que visa assegurar o cumprimento fundamental para a segurança alimentar e nutricional, sendo expressão importante na vida cotidiana da massa carcerária. Por fim, contamos com atendimentos médico, odontológico e suporte diário da enfermagem.

Contribuir efetivamente no processo de trabalho do serviço de saúde na atenção a pessoa privada de liberdade, conhecendo os elementos do processo, suas particularidades e especificidade desse ambiente.

Diante do exposto, refletimos sobre o que é o processo de trabalho em saúde da pessoa privada de liberdade considerando as práticas da equipe e suas especificidades no campo de saúde dessa população especifica. O SUS possibilita através da PNA mudar o comportamento do indivíduo a respeito da sua saúde, por fim, ainda existem dificuldades em levar uma política pública, para fazer valer, de fato, no cotidiano das ações do sistema prisional.

Principal

Renan da Silva Bezerra de Lima

renangestor@bol.com.br

Coautores

Renan da Silva Bezerra de Lima

A prática foi aplicada em

Itabaiana

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Itabaiana (PB)

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Renan da Silva Bezerra de Lima

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

10 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas