A Política Nacional de Atenção Integral da Saúde do Homem (PNAISH, 2008) tem como diretriz promover ações de saúde que contribuam significativamente para a compreensão da realidade masculina nos seus diversos contextos socioculturais e políticos- econômicos, respeitando os diferentes níveis de desenvolvimento e organização dos sistemas locais de saúde. Seu objetivo é melhorar o acesso a população masculina adulta 20-59 anos do Brasil aos serviços de saúde. A PNAISH é desenvolvida a partir de 5 eixos temáticos: acesso e acolhimento, saúde sexual e reprodutiva, paternidade e cuidado, doenças prevalentes na população masculina, prevenção de violência e acidentes. A população masculina do município de Marcos Parente é de 1418 homens. Baseado nisso, e observando a baixa procura dessa clientela ao serviço de saúde, notou-se a necessidade de ações de educação em saúde, abrangendo os eixos temáticos da PNAISH (MS), principalmente no tocante à prevenção ao câncer de próstata e outros agravos.

Objetivos: sensibilizar a população masculina quanto à importância da procura aos serviços de saúde. Os profissionais da Estratégia de Saúde da Família realizaram rodas de conversa na comunidade (no período de agosto a outubro de 2018) sobre: prevenção do câncer de próstata, acidentes automobilísticos, uso abusivo de álcool e drogas, doenças crônicas, doenças sexualmente transmissíveis, pré-natal masculino, alimentação saudável, atividade física. Foram realizados testes rápidos para sífilis, hiv, hepatite B e C, atualização do calendário vacinal e solicitação de exames de PSA para homens acima de 50 anos. Foi garantida a coleta, entrega e avaliação dos resultados desses exames em tempo hábil, ofertando agenda para esta clientela no cronograma de atendimento da equipe.

O número de homens participantes das atividades educativas nesse período foi de 323 (22,8 % da população masculina adulta), sendo realizados um total de 672 testes rápidos, atualização do calendário vacinal de 268 homens, e coletados 165 amostras para PSA Livre e Total. Todos os resultados dos exames de PSA foram avaliados pelo médico da equipe, tratando de forma holística e individual cada usuário. Observou-se, também um aumento na procura por atendimento na UBS desta clientela. A abordagem utilizada e os serviços ofertados à população masculina, melhorou sua participação nas atividades e proporcionou grande comparecimento à Unidade de Saúde para os serviços de atualização vacinal, atendimento médico e participação na consulta de pré-natal das parceiras. A sensibilização e incentivo à procura aos serviços de saúde, aliados ao acolhimento dos profissionais e garantia de responsabilização e continuidade do cuidado, refletiu diretamente na transformação da realidade local.

Principal

Daniele Cristine Silva Rodrigues Soares

danielecristine67@hotmail.com

Coautores

Jorge Alberto Delgado Gainza, Judith Carla Trajano Mousinho, Breno Lima Ferreira

A prática foi aplicada em

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Marcos Parente

Piauí

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Marcos Parente (PI)

Rua Tiradentes, 1035, Marcos Parente - PI, 64845-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Amanda Torres Nunes

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas