Finalidade da experiência: fortalecer a promoção em saúde no município de Bonito de Minas, aumentando a oferta de ações voltadas para melhoria de hábitos de vida saudável. Dinâmica e estratégia dos procedimentos usados: a ação teve inicio no mês de agosto de 2016, inicialmente foi planejado pelos setores da saúde e, posteriormente, pelos outros setores da secretaria de educação, assistência social e esporte, a fim de articulação cooperativa intersetorial. A mobilização, juntamente com a população, teve objetivo de conscientização e divulgação das atividades/grupos já existentes. A população foi ouvida e foram debatidos diversos temas em saúde, com o foco em práticas rotineiras em saúde e qualidade de vida. Foram desenvolvidas ações de práticas integrativas e Complementares (lian, gong e acupuntura), grupo de saúde mental (oficina de artesanato para usuários com quadro de transtorno mental), grupo de mulheres (roda de conversa com as psicólogas), academia da similaridade (caminhada, reforço muscular, alongamentos, ginástica e dança) e educação em saúde (palestras com temas transversais à promoção em saúde e prevenção e mobilização da população para participar dos grupos operativos). Essas ações são desenvolvidas em grande parte do município, da sede e zona rural, respectivamente. Indicadores, variáveis e coleta de dados: a análise se ateve em caráter descritivo com abordagem quantitativa, envolvendo busca ativa nos monitoramentos da atenção primária à saúde e planilha de praticas in loco, correlacionados a grupos operativos ofertados aos usuários através da Secretaria Municipal de Saúde. Observações, avaliação monitoramento: os grupos operativos são monitorados mensalmente através de metas pactuadas com a coordenação da atenção primária à saúde.
A Secretaria Municipal de Saúde de Bonito de Minas, o longo dos anos, vem desenvolvendo diversos projetos/ações relacionados à promoção em saúde como atividade física e nutrição, que visam o bem estar e melhoria da qualidade de vida. Após diversas reuniões de gestão e planejamento, obtivemos a necessidade de fomentar as práticas rotineiras em saúde e qualidade de vida a fim de minimizar as filas em consultórios médicos que estavam agravadas há algum tempo. O projeto rotina do bem em Bonito tem uma estratégia de articulação e atuação intersetorial, na qual um conjunto de intervenções, individuais, coletivas e ambientais atuam sobre os determinantes sociais da saúde, com o objetivo de estabelecer mecanismos para a redução da vulnerabilidade e das desigualdades e que visa o empoderamento social como forma de fomentar indivíduos/comunidades ativos sobre a produção de sua saúde. Pressupondo as ações e intervenções sustentadas pela valorização e defesa da vida, a humanização enquanto elemento para a evolução do homem, a corresponsabilidade enquanto responsabilidades partilhadas entre pessoas ou coletivo. A participação social enquanto necessidade de alcançar repartição equitativa dos bens sociais. A intersetorialidade que se refere ao processo de articulação de saberes, a intrasetorialidade que diz respeito ao exercício permanente da desfragmentação das ações e serviços ofertados por um setor, visando a construção e a articulação de redes cooperativas e resolutivas. Para otimizar e ampliar as ações em promoção, prevenção e manutenção, implementamos o plano de ação rotina do bem em Bonito tem.
Considerando o aumento significativo da procura e demanda de 2017 equiparado ao ano de 2015, concluímos que o projeto de intervenção rotina do bem em Bonito tem obteve uma aceitação e procura da população referente às ações de promoção em saúde coletiva. Pôde-se verificar que são fundamentais a sensibilização do gestor público e a difusão dessas práticas entre os usuários da rede pública de saúde. Considerando as práticas rotineiras como elemento primordial para qualidade de vida e bem estar físico e social.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO