- Atenção Primária à Saúde
JULIANA PIMENTEL CABRAL
- 20 set 2024
Amapá
Esse trabalho iniciou-se em novembro de 2021, pela Atenção Primária à Saúde/Academia da Saúde, no município de Rio Claro/RJ, com aulas coletivas ministradas por Hélia Maria Pereira Nascimento – Profissional de Educação Física. Reorganizando as turmas e concentrando em dois grupos um público alvo de idosos, predominantemente do sexo feminino. Com esses usuários, através de testes e muitas rodas de conversas e um olhar atento de cuidado, que no processo de envelhecimento, algumas valências físicas estavam necessitando de cuidados, pois estavam prejudicando a atividade diária de vida, como: a falta de força, de equilíbrio e a coordenação motora. Neste contexto, a Atenção Primária à Saúde utilizando a sua rede de cuidados preventivos, iniciou-se as aulas coletivas com dois grupos específicos desses usuários, os exercícios físicos prescritos, com foco na prevenção, para minimizar os efeitos deletérios do envelhecimento, são voltados para lhes facilitar o cotidiano, terem mais autonomia, qualidade de vida e sentirem-se seguros. O envelhecimento é um desafio para toda a sociedade. Identificar os efeitos deletérios no processo de envelhecimento dos usuários da Academia da Saúde, apontando as prescrições de exercício físico na saúde do idoso;
Planejar as atividades físicas, no cuidado preventivo, respeitando as patologias e a individualidade, como o de aperfeiçoar ou manter alguma capacidade física e aumentando o seu desempenho;
Incentivar os usuários a frequentar a academia, com assiduidade e sob as devidas orientações profissionais.
Diante da demanda de atendimento pela Atenção Primária de indivíduos componentes do grupo etário da terceira idade, levantou-se como problemática trabalhar com esta população a promoção da saúde. O pontos chaves a serem trabalhados foram: equilibrio, coordenação motora, marcha, fortalecimento muscular, flexibilidade e mobilidade, levando ainda em consideração a oportunidade de levar este idoso a interação com outros idosos e a oportunidade de desenvovimento das relações interpessoais.
Como resultados pode ser observado uma melhora da interação interpessoal deste idoso, havendo melhora da sua autonomia facilitando sua independência física, oportunizando as atividades instrumentais da vida diária como se locomover, cuidadar de si, ralizar comprar, preparar refeiições entre outras.
Enquanto recomendações é pertinente que esta atividade seja sempre desempenhada por um educador físico, pois a atividade física przerosa ira estimular hormônios proporcionando melhorias na qualidade de vida deste idoso, minimizando o processo deletério do envelhecimento.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO