O projeto Vida Saudável, Vida Feliz foi idealizado pensando em promover uma atenção multiprofissional direcionada ao paciente hipertenso e diabético. Os encontros são realizados em praça pública respeitando a territorialização a cada 15 dias e contam com: atividades físicas orientadas pelo educador físico Nasf AB, orientação e renovação de receitas e solicitação de exames realizado pelo médico, orientação nutricional, diálogo e ensinamentos sobre receitas saudáveis pela nutricionista do Nasf AB, aferição da pressão arterial, de glicemia e coleta de sangue para exames pela enfermeira da Estratégia Saúde da Família. Acompanhamento, orientação e avaliação antropométrica pela fisioterapeuta. Dispensação de fitas de glicemia pela farmacêutica da farmácia de todos. A ideia central é que se o paciente não pode ser deslocar para receber o atendimento dos vários serviços, os serviços se deslocam e vão de encontro à sociedade em um ambiente público, promovendo um acesso facilitado, inclusivo, direcionado e completo.

Promover a adesão dos pacientes hipertensos e diabéticos aos diversos serviços oferecidos pelo município, realizar atendimento, acompanhamento e orientação de forma coordenada e facilitada aos pacientes, promover um maior vínculo entre sociedade e equipe. O projeto foi elaborado através da metodologia participativa. Foi realizado acolhimento e orientação pela equipe no grupos de atividades físicas na praça, a enfermeira responsável realizou aferição de PA e glicemia e registrou os dados para futuras comparações. A médica conversou e orientou sobres os cuidados com a saúde e realizou a renovação de receitas e solicitação de exames. A fisioterapeuta realizou a avaliação antropométrica para acompanhamento da perda de peso e diminuição de fatores de risco, a nutricionista orientou sobre alimentação saudável e ensinou receitas aos participantes, A farmacêutica orientou sobre a disponibilidade de medicamentos e fitas de glicemia. E o educador físico promoveu uma roda de atividades com o grupo.

A realização de diversas atividades em um ambiente informal promoveu uma maior adesão aos diversos serviços. A coordenação multiprofissional promoveu um atendimento completo não somente no que se refere ao tratamento, mas a promoção a atividades saudáveis para uma melhor qualidade de vida. o contato direto com a equipe e população dá a oportunidade de direcionar o tratamento ao serviço mais adequado ao caso específico de cada paciente, ou em caso de não haver perspectiva de melhora, traçar novos métodos junto à equipe multiprofissional para sanar o problema do paciente. Percebeu-se um maior interesse da população pelo contato com a equipe de saúde . as atividades integradas promoveram uma ambiente descontraído onde se pode realizar atividades e ao mesmo tempo monitorar as condições médicas e controle de sua patologias. Por ser uma ambiente interativo, a equipe pode traçar planos através das dificuldades encontradas e relatadas pelos pacientes. A aparente informalidade gerou uma maior adesão atingindo o objetivo de um atendimento completo e inclusivo.

Principal

Jusleide Aparecida Gonçalves Martins

secretariadesaude@iguatama.mg.gov.br

Coautores

Gustavo Alves De Oliveira, Janaina Cristina Barbosa Bueno, Joice Muniz Cardoso, Jessica Almeida Ribeiro, Mayane Luisa Da Silveira Fiuza

A prática foi aplicada em

Iguatama

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Iguatama (MG)

Rua Vinte e Um, 78, Iguatama - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Alexandre Corrêa De Faria

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas