Administração municipal, por meio da Secretaria de Saúde, e resolução de aprovação do Conselho Municipal de Saúde N.291 do dia 14 de agosto de 2015, oferece, através de um grupo especializado, o projeto desafio 100 dias. As inscrições seguirão abertas até dia 28 de agosto (sexta-feira) em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município. Cem dias para perder peso por meio da adoção de novos hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável. Essa é a proposta do desafio dos 100 dias, realizado pela Secretaria Municipal de Saúde de Mirassol D´Oeste, estado do Mato Grosso. Os participantes são acompanhados por uma equipe multidisciplinar e passam por uma reeducação alimentar. Queremos que as pessoas saibam fazer melhor as suas escolhas alimentares e ter um melhor estilo de vida, diminuindo fatores de risco à saúde, como a obesidade. Secretária de saúde: o programa teve início no ano de 2015, pretende atingir diversas pessoas e tem como objetivo melhorar a qualidade de vida da população mirassolense através da reeducação alimentar, adoção de hábitos saudáveis e atividades físicas. A orientação é feita por uma equipe multiprofissional da rede básica de saúde. Todas as atividades são gratuitas. No primeiro dia, as participantes serão apresentadas ao projeto pelos profissionais que trabalharão com a turma durante os 100 dias. Com um termo de responsabilidade em que se comprometem a participar de todos os encontros e atividades propostos pelos profissionais. Entre medos e expectativas, as mulheres já foram esclarecidas que a meta do programa não é a perda rápida de peso, mas vai muito além; a melhora da qualidade de vida. O foco não é a perda de peso, mas o ganho de consciência para fazer as suas escolhas alimentares e de estilo de vida. O grande problema é querer emagrecer rápido. É o que a mídia propõe. Com isso, o que é mais importante, como a qualidade de vida e a melhora nos exames, acaba ficando em segundo plano. O desafio 100 dias conta com uma equipe multidisciplinar de educador físico, fisioterapeuta, nutricionista, psicóloga, enfermeiro e psiquiatra que acompanham os participantes durante o desafio de perder peso com saúde. Cem dias para perder peso por meio da adoção de novos hábitos alimentares e um estilo de vida mais saudável.
Perder alguns quilos em 100 dias parece um desafio dolorido, complicadíssimo e, para muita gente, inviável. Essa tarefa torna-se um estímulo para começar uma vida mais saudável.
Aprendizados e dificuldades: foi uma experiência piloto em 2015. Foi solicitados os profissionais ja existentes no quadro que, além das atividades diárias, disponibilizaram um tempo para preencher formulários, realizar reuniões de incentivo, ligações e apoio aos participantes e membros das equipes. Perspectivas futuras: este projeto será realizado novamente no segundo semestre de 2016. E apresentados os resultados positivos do projeto de 2015, que foi considerado um sucesso, já existe procura de pessoas interessadas em participar deste programa. Desdobramento do trabalho: este ano será ampliado para 6 unidades de saúde, totalizando 60 pacientes envolvidos. Além das unidades anteriores, será acrescentada a Unidade Básica de Saúde (UBS) Parque da Serra e UBS Sonho Azul. E terapias complementares como massagens relaxantes.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO