Trata-se de um projeto que buscou-se incentivar o público a adotar medidas de controle e prevenção em relação à Leishmaniose Cutânea e Visceral, tendo em vista que encontramos em uma região nomeada como área endêmica. O mesmo buscou fomentar palestras dinâmicas com o intuito de que a população entenda como ocorre a contaminação, assim
como os principais sinais clínicos e qual a conduta inicial, além de fornecer post´s interativos na rede social do projeto com a
intenção de uma dinâmica mais atraente. Tal teve sua realização na cidade de Santa Margarida/MG, nas UBS´S e escola local, no período de março a agosto de 2024.

Encontramos em uma região considerada endêmica para a Leishmaniose, fato que foi corroborado ao decorrer do projeto. No entanto, obtivemos a ideia de disseminar informações de prevenção e controle de tal, em prol de minimizar as contaminações, e consequentemente, os gastos públicos, sendo visto que a população é carente das informações a respeito da temática, e só se tomam conhecimento após a contaminação.

Os resultados alcançados foram extremamente satisfatórios, sendo que em cada palestra realizada pudemos observar o interesse da população em adquirir conhecimentos básicos para prevenção de tal patologia, tendo em vista que foi explicado todos os malefícios para a saúde do indivíduo quando se torna infectado. No entanto, foi possível realizar post´s informativos nos meios sociais do projeto, além de reuniões científicas sobre.
A grande inovação que conseguimos obter foi a instalação da campanha de prevenção das Unidades Básicas de Saúde da cidade de Santa Margarida/MG.

Orientamos o levantamento de dados à respeito dos registros de casos de Leishmaniose em sua região, após, a organização das informações e análise do que pode ser feito em prol da população. Posteriormente, busquem desenvolver atividades que atinja seu público-alvo, tentando disseminar informações claras, seguras e de fácil entendimento.

Principal

Luiza Valadares e Pereira

valadaresluiza.med@gmail.com

Secretária

Coautores

Beatriz Fernandes Góes Gustavo Oliveira Vieira Luiza Valadares e Pereira Gabriel Ivanir de Brito Gabriela Teixeira Veloso Maria Rita de Amorim Maia Juliano Vieira

A prática foi aplicada em

Matipó, Santa Margarida

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Centro Universitário Univértix - Matipó/MG - Rua Bernardo Tôrres - Bairro Retiro, Matipó - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Luiza Valadares e Pereira

Conta vinculada

24 ago 2024

CADASTRO

26 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

08 mar 2024

inicio

08 ago 2024

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas