Projeto colo de mãe: uma experiência de cuidado

O projeto colo de mãe foi criado pensando em melhorias no pré-natal das gestantes do município de Anchieta, partindo de um olhar sensível às necessidades em saúde de nossas futuras mamães, desde o diagnóstico precoce da gestação, realização das consultas de pré-natal, dos exames laboratoriais e de imagem preconizados durante toda essa fase no ciclo de vida da mulher. A Secretaria Municipal de Saúde elegeu, dentre outros projetos, o colo de mãe como prioridade, e o programa saúde da mulher vem realizando toda a coordenação desse trabalho para a garantia do sucesso do pré-natal de nossas gestantes, seja ele de risco habitual ou alto risco. O projeto Colo de Mãe veio propor um novo olhar na assistência à saúde das gestantes do município, um olhar para além do cumprimento das rotinas e protocolos, um cuidado mais sensível às diversas necessidades de saúde que essa fase do ciclo de vida da mulher demanda. O maior foco do projeto foi reorganizar a rede materno infantil do município.

Prestar uma assistência de pré-natal de qualidade, garantindo desde o acesso, a captação precoce das gestantes, a realização de consultas e de todos os exames laboratoriais e de imagem em tempo oportuno, revisão dos nossos processos de trabalho. Como solução adotada, decidiu-se que o Programa Saúde da Mulher passaria a acompanhar e coordenar, em parceria com as equipes de Estratégia de Saúde da Família, todo o atendimento das gestantes entre os serviços ofertados nos diversos pontos de atenção à saúde do município. Programa Saúde da Mulher começou a coordenar o cuidado de cada gestante com olhar sensível e individualizado de forma a atender a todas as demandas desse público-alvo que ia desde o recebimento e agendamento de todas as requisições de exames e de consultas demandadas pelas Estratégias Saúde da Família (ESF), centro de especialidades unificadas, maternidade, prestadores de serviço, entre outros.

Acompanhamento integral às gestantes do município. Agendamento de todos os exames de imagens e laboratoriais pelo programa saúde da mulher, e após ligamos para cada gestante informando-as a data, local, horário de sua consulta ou exame. Maior coordenação do cuidado e acompanhamento por parte do programa saúde da mulher das gestantes durante todo o pré-natal. Seguimento das gestantes de alto risco, acompanhadas na referência municipal ou estadual. Agendamento prioritário de consultas especializadas das gestantes e puérperas. Aproximação e maior zelo por parte dos serviços de saúde municipais com nossas gestantes, pois todos passaram a estar sensibilizados com a proposta de acolhimento e cuidado das gestantes e puérperas. Esse projeto se fez relevante desde a escolha do nosso público-alvo, as gestantes do município de Anchieta. A gestação é uma fase do ciclo de vida da mulher importantíssimo, gerar a vida, vivenciar todas as modificações gravídicas e estar à espera de um filho faz com que essa seja a fase mais importante na vida de uma mulher. Em relação à relevância social, se preocupar com qualidade no pré-natal, com acolhimento, com modificação de nossas práticas diárias, com a organização de nossa rede de serviços.

Principal

Alana Alves Araújo

alanaenfermagem@yahoo.com.br

Coautores

Alana Alves Araújo

A prática foi aplicada em

Anchieta

Espírito Santo

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Anchienta

Uma organização do tipo

Instituição Privada

Foi cadastrada por

Jaudete F. Silva de Nadai

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

01 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas