A expectativa de vida da população mundial cresce a cada ano e junto com esse aumento cresce o número de doenças entre os idosos, principalmente as doenças hipocinéticas, que são condições causadas pela falta de atividade física. Pensando na prevenção de doenças, na promoção à saúde e a qualidade de vida da população idosa, foi implantado pela Prefeitura Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde, o Projeto Agita Conceição no município de Conceição do Araguaia (PA). O projeto Agita Conceição foi implantado em 2003 atendendo cerca de 300 pessoas, em sua maioria idosas, trabalhamos práticas corporais como ritmos, ginástica localizada, trabalho de força e hidroginástica, contribuindo com o bem-estar físico, mental e social dos participantes. O projeto acontece de forma descentralizada sendo ofertado no próprio território de cada Estratégia Saúde da Família, facilitando o acesso a toda a população alvo.

Controle e tratamento de patologias. Promoção de saúde. Trabalhar com equipes multiprofissionais. Promover atividades físicas que trabalhem o individuo como um todo. Garantir ao individuo idoso o direito ao acesso a práticas corporais de forma. O projeto atende cerca de 300 indivíduos de ambos os sexos, com faixa etária a partir dos 40 anos, a maioria são portadores de alguma doença crônica. A divulgação do projeto é feita através das unidades de saúde. As atividades são realizadas em seis bairros da cidade, juntamente com as Estratégias Saúde da Família, trabalhamos alongamentos, ginástica localizada, trabalho de força muscular, ritmos e hidroginástica, as aulas acontecem de segunda a sexta-feira. A equipe conta com 2 educadoras físicas lotadas no Nasf que coordenam e supervisionam as atividades que acontecem no projeto, 6 monitores bolsistas, alunos do curso de educação física da UEPA, seis enfermeiros e seis médicos que consultam e avaliam os idosos.

A partir da implantação do projeto, pode-se perceber os inúmeros benefícios que o mesmo trouxe a população. Os idosos são assistidos mais de perto por equipes multiprofissionais. Além de participarem da prática regular de atividades físicas, eles participam também de palestras sobre temas diversos nas unidades de saúde, consultas periódicas e avaliações físicas. Percebe-se através de relatos dos próprios participantes o quanto estão mais ativos e independentes. Nota-se a queda nos índices de idosos com quadros de ansiedade e depressão, a melhora da capacidade cardiovascular, respiratória, amplitude da mobilidade, controle da pressão arterial, é visível a melhora do bem estar geral dessas pessoas. A prática de exercícios físicos regulares traz mudança significativa na vida do idoso, como a diminuição da incidência de doenças cardiovasculares, aumento da força física, flexibilidade, autoestima, através da sociabilidade, e diminuição de casos depressivos. Com a implantação do projeto, percebemos que a atenção dada aos idosos melhorou, aumentou-se a preocupação com a manutenção de sua saúde, implantação de novos serviços. Hoje são mais participativos na sociedade, ativos e independentes.

Principal

Tamirez Santana Muniz

tamirez.muniz@hotmail.com

Coautores

Krycia Renata Da Rocha Conceição

A prática foi aplicada em

Conceição do Araguaia

Pará

Norte

Esta prática está vinculada a

Rua Almirante Tamandaré, 607 - Universitário, Conceição do Araguaia - PA, 68540-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Elaine Salomão De Sales

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

08 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas