Pré-natal do parceiro: saúde do homem em foco no município de Silvânia (GO)

Portaria nº1.944/GM/MS, 27 de agosto de 2009, institui no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Homem (PNAISH), objetiva a melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo efetivamente para redução da morbidade e mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante ao acesso, ações e serviços de assistência à saúde. Considerando que um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é paternidade e cuidado, que objetiva envolver ativamente o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil, proporcionando oportunidades de criação de vínculos fortes e saudáveis entre pai, mãe e filhos e viabilizar o homem também como sujeito de cuidado. Diante dessa demanda, e da necessidade de trazer o homem aos cuidados, foram pensadas ações para mobilizar e ofertar o serviço de saúde em horários alternativos e a implantação de cuidados específicos do parceiro.

Implantação do prá-natal do parceira nas Estratégias Saúde da Família (ESF) em Silvânia (GO). Acolher e incluir o parceiro nos cuidados da gestação e prevenção de doenças como IST, HIV/hepatites virais, garantindo testes rápidos, exames de sangue. Matriciamento realizado pela coordenadora da atenção básica junto com as 8 enfermeiras das ESF sobre a implantação e a importância de se realizar o prá-natal do parceiro, também conhecido como check-up masculino, implantado a partir de novembro de 2018. Na primeira consulta de pré-natal da gestante, é repassado sobre o serviço ofertado também ao parceiro, que no mesmo momento tem uma consulta agendada: solicitação de exames de rotina, atualizar o cartão de vacina, encaminhamento para consulta odontológica e grupos. Visto a dificuldade de acesso do homem na unidade de saúde, foi elaborado horário alternativo de atendimento de 17hs às 20hs. Assim, podemos ter mais alternativas de acesso à unidade de saúde e manter um vínculo com a população.

Resultados são observados diariamente com a execução dos testes rápidos nos quais a maioria é diagnosticada precocemente IST e já realizado uma ação preventiva/curativa atuando na quebra da cadeia de transmissão e na prevenção da transmissão vertical. Maior adesão, presença e atuação do parceiro na gestação e nos cuidados de saúde, em grupos de tabagismo e hipertensos, população mais esclarecida e convidada a cuidar da saúde do homem. Garantindo a saúde do pai/parceiro de forma integralizada e acessível. Observamos melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo de modo efetivo na melhoria do acesso à unidade básica de saúde com horários alternativos, facilitação de exames e consultas médicas e ações coletivas para facilitação de assistência integrada à saúde do homem.

Principal

Flávia Dalila Silva Carvalho

flavinhadalila@hotmail.com

Coautores

Paula Rossana de Lima Barbosa Sousa

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Prefeitura Municipal de Silvânia

Rua Mizak Da Costa Ferreira, Qd. 5, Lt. 15, Residencial Anhanguera, Silvânia-Go.

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

André Luiz da Silva Calaça

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

24 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas