- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Portaria nº1.944/GM/MS, 27 de agosto de 2009, institui no âmbito do SUS, a Política Nacional de Atenção Integrada à Saúde do Homem (PNAISH), objetiva a melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo efetivamente para redução da morbidade e mortalidade dessa população, por meio do enfrentamento racional dos fatores de risco e mediante ao acesso, ações e serviços de assistência à saúde. Considerando que um dos eixos prioritários da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem é paternidade e cuidado, que objetiva envolver ativamente o homem em todo o processo de planejamento reprodutivo, gestação, parto, puerpério e desenvolvimento infantil, proporcionando oportunidades de criação de vínculos fortes e saudáveis entre pai, mãe e filhos e viabilizar o homem também como sujeito de cuidado. Diante dessa demanda, e da necessidade de trazer o homem aos cuidados, foram pensadas ações para mobilizar e ofertar o serviço de saúde em horários alternativos e a implantação de cuidados específicos do parceiro.
Implantação do prá-natal do parceira nas Estratégias Saúde da Família (ESF) em Silvânia (GO). Acolher e incluir o parceiro nos cuidados da gestação e prevenção de doenças como IST, HIV/hepatites virais, garantindo testes rápidos, exames de sangue. Matriciamento realizado pela coordenadora da atenção básica junto com as 8 enfermeiras das ESF sobre a implantação e a importância de se realizar o prá-natal do parceiro, também conhecido como check-up masculino, implantado a partir de novembro de 2018. Na primeira consulta de pré-natal da gestante, é repassado sobre o serviço ofertado também ao parceiro, que no mesmo momento tem uma consulta agendada: solicitação de exames de rotina, atualizar o cartão de vacina, encaminhamento para consulta odontológica e grupos. Visto a dificuldade de acesso do homem na unidade de saúde, foi elaborado horário alternativo de atendimento de 17hs às 20hs. Assim, podemos ter mais alternativas de acesso à unidade de saúde e manter um vínculo com a população.
Resultados são observados diariamente com a execução dos testes rápidos nos quais a maioria é diagnosticada precocemente IST e já realizado uma ação preventiva/curativa atuando na quebra da cadeia de transmissão e na prevenção da transmissão vertical. Maior adesão, presença e atuação do parceiro na gestação e nos cuidados de saúde, em grupos de tabagismo e hipertensos, população mais esclarecida e convidada a cuidar da saúde do homem. Garantindo a saúde do pai/parceiro de forma integralizada e acessível. Observamos melhoria das condições de saúde da população masculina, contribuindo de modo efetivo na melhoria do acesso à unidade básica de saúde com horários alternativos, facilitação de exames e consultas médicas e ações coletivas para facilitação de assistência integrada à saúde do homem.
Rua Mizak Da Costa Ferreira, Qd. 5, Lt. 15, Residencial Anhanguera, Silvânia-Go.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO