Práticas Integrativas Como Estratégia de Ressignificação do Cuidado em Saúde

No ano de 2016, na Unidade de Saúde da Família Grotão, em João Pessoa –PB, inicia-se um movimento com trabalhadores, Instituições de Ensino e comunidade sobre a importância das PICS no cuidado à saúde da população. Como resultado dessa mobilização as PICS foram inseridas no processo de trabalho e no cuidado coletivo e individual da comunidade. Como estratégias mais significativas destacam-se: A implantação de uma Horta Medicinal, com ações voltadas ao resgate dos usos, sentidos e costumes das plantas medicinais no cuidado à saúde

Dentre os principais problemas abordados na experiência em curso destacam-se: O sofrimento e o transtorno mental, as dores crônicas, a diabetes, a hipertensão e questões relativas a obesidade. Também se discutem com os usuários da USF e os demais atores envolvidos, as problemáticas envolvendo questões do âmbito social, ambiental, econômico, entre outros, fatores esses, importantes na produção da saúde das pessoas que vivem no Território.

Implementar/ou efetivas tais práticas garantindo os recursos orçamentários e humanos. Essa experiência se justifica por diversos fatores, ou seja: Trata-se da aplicabilidade de Políticas Públicas eficazes na promoção de sentido e produção de cuidado à saúde, por meio de tecnologias leves e de baixo custo. Também é relevante observar a urgente necessidade da promoção da saúda da população, e não apenas tratar expressivamente de sinais e sintomas relativos a doenças.

Principal

Maria do Carmo de Amorim

carminhaamorim42@gmail.com

A prática foi aplicada em

AM

Amazonas

Norte

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Maria do Carmo de Amorim

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas