Partindo de uma proposta fundamentada no pensamento do educador Paulo Freire, buscávamos de forma acolhedora e humanizada instigar a percepção sobre nossas práticas em/na saúde. Observando nossas ações de forma crítica, com o intuito de nos perceber enquanto cidadãos e buscarmos de alguma forma mudar nossas relações, nas ações na saúde e com as pessoas. Os educandos eram provocados a fim de atuarem no fortalecimento de sua identidade e reconhecimento de sua tradição, o que possibilita na mudança da configuração da paisagem comunitária, com as suas forças ressaltadas e fraquezas trabalhadas em cada uma das culturas dos territórios. Para melhor aproveitamento e respeitando a distância entre as residências dos educandos e valorizando seus esforços, a Secretaria de Saúde ofereceu durante os encontros o café da manhã e o almoço. Sendo que para as refeições, foram oferecidos os alimentos e, uma das alunas, se voluntariou como cozinheira. Já chegava ao local para o encontro com o almoço preparado. Por sugestão dos alunos, muitos levavam lanches, bolos e biscoitos e compartilhavam com os demais durante os intervalos para o café. Esses momentos foram importantes para melhor integração e conhecimento entre os educandos. Momento interessante foi o aproveitamento, ainda o momento da tarde, para tratar de temas específicos sobre saúde ou apresentar as coordenações em saúde e suas produções, garantindo esclarecimentos de dúvidas e melhor conhecimento de suas práticas realizadas. Com isso foi possibilitada as seguintes participações: técnico do tecnologia da informação esclarecendo sobre e-SUS e sistemas de informações

A importância do reconhecimento dos territórios para que a partir da Educação Permanente em Saúde e formação continuada das equipes, seja instigado um pensamento crítico sobre as práticas cotidianas em saúde e a importância na melhoria, qualidade e respeito às vivências em seus territórios.

Este trabalho visou a melhoria na qualidade dos serviços prestados pelas equipes de saúde em vistas aos saberes e práticas existentes em seus territórios. Promovendo um diálogo, ressiginificação e reconhecimento dos valores, saberes e práticas realizadas em diferentes contextos social. Contribuindo na melhoria dos serviços em saúde e em relação às práticas cotidianas junto aos munícipes.

Principal

Cléber Andrade da Silva, Andréa Lopes Órfão

saude.natividaderj@gmail.com

Coautores

Cléber Andrade da Silva, Andréa Lopes Órfão

A prática foi aplicada em

Natividade

Rio de Janeiro

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Natividade, RJ, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cléber Andrade da Silva

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

16 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas