- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Adriana Vargas
- 13 nov 2024
O município de Mazagão, localizado na região sul do Amapá, A sede do município, Mazagão Novo, fica a cerca de 32 quilômetros da capital e concentra grande parte da população, estimada em 20.387 habitantes (IBGE, 2017). Mazagão possui 79 escolas, que atendem 4928 alunos, sendo 2160 alunos da educação infantil, que é o público alvo da ação. Durante as ações rotineiras do PSE(programa saúde na escola) várias professoras e também profissionais da saúde relatavam temas que envolviam questões mais holísticas e que perpassavam a pratica de apenas fazer atividades pontuais, problemáticas como: irritabilidade dos alunos, alunos transportando muito peso nas mochilas, falta de postura ao sentar nas carteiras escolares e brigas durante o intervalo. A partir das falas expostas pelos professores percebemos que precisaríamos transpor as barreiras do cuidado apenas físico e levar uma visão mais integral para dentro da sala de aula, e foi com esse pensamento holístico que elencamos as temáticas a serem trabalhadas pelo projeto: cultura de paz, boas práticas corporais em sala de aula e práticas integrativas e complementares em saúde. Tendo em vista o protagonismo do aluno como ferramenta indispensável para mudança comportamental e também para continuidade das ações formando multiplicadores. Iniciado em junho de 2023, o projeto se estenderá ao longo de 2024, promovendo um ambiente escolar mais saudável e harmonioso.
Objetivo Geral
Inserir dentro da rotina escolar as práticas integrativas complementares e as boas práticas posturais visando uma abordagem holística para problemas cotidianos enfrentados no âmbito educacional.
Objetivos Especificos
• Redução do peso excessivo das mochilas dos alunos;
• Uso da musicoterapia como forma de interação entre os alunos;
• Treinamento dos professores sobre boas práticas posturais em sala de aula;
• Criação da hora do chá no intervalo;
• Inserção da aromaterapia e meditação no intervalo;
• Elaboração de material didático e jogos sobre cultura de paz, meditação e prática posturais criar durante a semana o dia do abraço.
RESULTADOS:
• Treinamento de 30 professores sobre boas práticas posturais em sala de aula;
• Instalação nas escolas de banner educativo sobre a postura correta de sentar na carteira escolar;
• Inserção da temática, vigilância do peso das mochilas escolares, nas reuniões de pais e também nas reuniões pedagógicas;
• Inserção de pelo menos uma PICS no intervalo de cada escola atendida pelo projeto;
• De 300 mochilas pesadas 20 estavam com excesso de peso e foram readequadas para o bem-estar dos alunos;
• Aquisição de dois difusores para atender as escolas que optarem pela aromaterapia;
• Aquisição de dois kits de instrumentos musicais para crianças para a pratica da musicoterapia;
• Confecção de panfletos sobre o uso de chás, cultura de paz e práticas posturais;
• Aumento da interação e integração entre os alunos na hora do intervalo;
• Fortalecimento dos vínculos entre os alunos por meio do dia do abraço;
• Disponibilização de tarefas escolas sobre as temáticas abordadas no projeto;
• Diminuição expressiva dos relatos de brigas no horário do intervalo.
O projeto posturadinho e calmo, vai além do olhar preventivo da saúde, ele se apropria do princípio da integralidade e leva o conceito de saúde holística para um público que representa nosso futuro, ele torna a criança protagonista da criação do conceito de bem-estar e também desperta o lúdico como ferramenta de mudança. Trazer experiências de afeto, autocontrole e de união para o ambiente escolar é criar memorias que futuramente serão projetadas nas relações sócias quando as crianças atendidas pelo projeto se tornarem adultos. É promover a cultura de paz para além da não violência e sim a criação de um pensamento pacifico e reflexivo.
Rua Veiga Cabral - Mazagão, AP, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO