- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
A experiência consiste na realização de intercâmbio na Rede de Atenção Psicossocial de São Lourenço do Sul, ênfase na Atenção Básica, durante 10 meses por um período de 30 dias, tendo como participantes, os municípios de Barra de Santa Rosa (PB), Claúdio (MG), Mucuri (BA), Bela Vista de Goiás (GO) e Maravilha (SC), enviam 02 profissionais cada de diversos pontos da rede, ao todos são 10 turmas. O período de execução planejado é de junho de 2014 até agosto de 2015, utilizando a dinâmica do intercâmbio, rodas de conversa e acompanhamento de plano terapêutico singular.
Entendendo o desafio do desenvolvimento do componente Atenção Básica na Rede de Atenção Psicossocial (Raps) execução da contemplação na chamada para Seleção de Projetos de Percursos Formativos na Raps: intercâmbio entre experiências e supervisão clínico-institucional, com o proposito de estruturar ação de intercâmbio para profissionais (incluindo os de nível médio) da RAPS como proposta de troca de experiência e ampliação das possibilidades de intervenção do profissional a partir da convivência com outras realidades e realização de oficinas de atualização.
A experiência de intercâmbios entre redes ou regionais de saúde possibilita conhecer e compartilhar as boas práticas na saúde. Impactou positivamente mobilizando as redes dos municípios a articularem mudanças no modelo de atenção, através de ações Educação Permanente em Saúde. O projeto do percurso formativo no SUS, possibilitou a efetivação das ações de educação permanente para os municípios envolvidos, com ênfase na saúde mental na Atenção básica, que ao longo de 10 meses realizaram revezamento em duplas (uma de cada município), vivenciando a rede de atenção à saúde, descobrindo novas práticas e modelos de atenção.
Rua Senador Pinheiro Machado, 100 - São Lourenço do Sul, RS, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO