Os benefícios e a prática do yoga tibetano: lu jong no SUS do município de Pará de Minas

As mudanças significativas e os desafios da vida moderna acarretaram ao ser humano a necessidade de adaptação física, mental e social. Essa exigência acaba expondo as pessoas a situações de conflito, ansiedade, tristeza, preocupação e instabilidade. O lu jong é uma prática de cura do budismo tibetano que pode ser executada por pessoas de qualquer idade e até mesmo com limitações físicas. Esse yoga caracteriza-se por uma série simples de movimentos corporais realizados em associação ao ritmo respiratório próprio, desempenhando efeitos profundos sobre a saúde do corpo, mente e espírito. O lu jong pode transformar, proporcionando força, estabilidade e felicidade. Considerando as queixas vivenciadas pelos profissionais no setor público de saúde de Pará de Minas e a implantação da Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares, a gestão introduziu o yoga como terapia alternativa/complementar ao tratamento convencional para promoção da saúde e melhoria da qualidade de vida.

Objetivo geral: descrever a prática e os benefícios do yoga tibetano, lu jong, na vida dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) do município de Pará de Minas. Objetivo específico: descrever relatos e experiências de praticantes do yoga tibetano. A prática do lu jong iniciou no município em agosto de 2017. As aulas são ministradas por uma enfermeira cadastrada no Núcleo de Apoio à Saúde da Família. No Brasil, há 14 pessoas com formação em yoga tibetano e sua oferta no SUS é exclusividade de Pará de Minas. As sessões de yoga têm duração de 1 hora e 15 minutos e são ofertadas, semanalmente, nos turnos da manhã e tarde, em 12 diferentes localidades, favorecendo o acesso de um maior número de pessoas. em média, são 20 praticantes por aula, sendo que alguns participam até 4 vezes por semana. Os recursos utilizados são colchonetes, tapetes, toalhas, caixa de som e microfone. Ao final da aula, é realizado auriculoterapia para os interessados, potencializando os benefícios do lu jong.

Os resultados da prática do lu jong no município são acompanhados através de relatos dos usuários e de seus familiares. Houve melhora da saúde física, redução da dor, correção postural, integração dos movimentos, aumentando a disposição e a energia para realização das atividades cotidianas. em relação à mente, declararam aumento da concentração, sensação de calma, equilíbrio das emoções, desenvolvimento da autopercepção e do autocuidado, consciência espiritual e maior alegria para desfrutar o momento presente no convívio familiar e social. Os profissionais de saúde perceberam diminuição no consumo de analgésicos, anti-inflamatórios e psicotrópicos pelos praticantes, menor procura por consultas médicas e atendimentos fisioterápicos. Conclui-se que o Lu Jong parece ser uma intervenção consistente, com boa relação custo-benefício e efeitos positivos, podendo ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. A gestão reconhece a necessidade de verificar e registrar os resultados, aprofundar no monitoramento e avaliação das contribuições e pretende ampliar outras práticas, que poderão contribuir com a otimização dos gastos, promoção da saúde, melhoria do bem-estar e da qualidade de vida de sua população.

Principal

Mirlene Fernanda De Pádua Monte Alegre

femontehappy@gmail.com

Coautores

Cristiane Dos Santos Paulino, Ana Carolina Campolina Santos, Paulo Augusto Teixeira Duarte

A prática foi aplicada em

Pará de Minas

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Pará de Minas (MG)

Rua Vereador Ildeu Alves Ferreira, 241 - Residencial Dona Tunica, Pará de Minas - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Paulo Augusto Teixeira Duarte

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

16 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas