- Atenção Primária à Saúde
Celeomar Brito
- 22 set 2024
Amapá
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), existem 153 milhões de indivíduos cegos no mundo, por erros refracionais não corrigidos. No Brasil, os dados epidemiológicos disponíveis mostram que os problemas de refração que podem ser corrigidos, em sua maioria, por meio do uso de óculos, são expressivos e interferem no rendimento escolar das crianças e jovens, bem como no desempenho das atividades diárias de adultos e idosos. O Programa Saúde na Escola (PSE), estratégia de integração da saúde e educação para o desenvolvimento da cidadania e da qualificação das políticas públicas brasileiras, através das atividades cotidianas realizadas nas escolas do município de Ibicuí (BA) identificou educandos com acuidade visual diminuída e consequente rendimento escolar prejudicado. Na tentativa de minimizar esses problemas, e entendendo a dificuldade de acesso da população a consultas especializadas e óculos, surgiu o Projeto Olhar para um Novo Tempo, lançado em outubro de 2018.
Identificar e corrigir problemas visuais relacionados à refração, através de atendimento oftalmológico e fornecimento de óculos corretivos. Facilitar o acesso à consulta oftalmológica, melhorando o processo ensino/ aprendizagem dos educandos. O projeto é desenvolvido no município de Ibicuí (BA), por intermédio da Secretaria Municipal de Saúde, sendo iniciado em fevereiro de 2018, a partir das atividades promovidas pelas equipes de saúde da família através do PSE nas escolas da rede pública municipal. Entre as atividades, estão ações de promoção e prevenção de agravos à saúde ocular, com triagem realizada pela escala de Snellen, na qual foi possível identificar educandos com acuidade visual diminuída e relatos de rendimento escolar prejudicado. No mês de outubro, foi efetuada nova triagem por equipe especializada e com aparelhos específicos, ofertando, através de unidades móveis, atendimento oftalmológico e doação de óculos aos alunos triados.
Com o desenvolvimento do projeto, foi possível facilitar o acesso à consulta oftalmológica para 1.165 alunos matriculados no ensino fundamental da rede pública municipal e a correção de problemas visuais relacionados à refração em 227 desses através do fornecimento de óculos corretivos. Docentes e pais relatam melhoria do processo ensino/ aprendizagem dos educandos após atendimento e uso dos referidos óculos. Considerando que o indivíduo deve ser visto como um todo, levando-se em conta os aspectos envolvidos em seu cotidiano, é possível atender as suas necessidades desenvolvendo ações que garantam acesso aos serviços de saúde e promovam a melhoria da qualidade de vida. Nessa perspectiva, o projeto, reafirma a importância do Programa Saúde na Escola com desenvolvimento de práticas intersetoriais e integração de ações, incluindo a promoção da saúde, prevenção de doenças, tratamento e reabilitação.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO