O projeto foi idealizado considerando o contexto natalino e as condições de saúde, incapacidade anátomo-funcional e complicações sistêmicas dos pacientes acamados e domiciliados que são acompanhados pelo Serviço de Atenção Domiciliar de Simão Dias (SE). Diante dos enfrentamentos e desafios diários dos cuidadores e pacientes, propôs-se consagrar a época natalina em cada domicílio e ofertar humanização na atenção em saúde, bem como momentos de alegria, esperança, resgate de laços familiares e comunitários.

Preservar a memória e princípios culturais inerentes ao Natal .Fomentar a importância do cuidado multidisciplinar em saúde. Produzir cuidado através da interação social. Promover saúde mental e bem-estar biopsicossocial. Ofertar subsídios para troca o projeto compreendeu três etapas de execução: na primeira houve a confecção de materiais temáticos estimulando a coordenação motora e capacidade criativa do paciente na segunda etapa, foi elaborado um jogral, camisas personalizadas, gorros, árvore e mensagens e na terceira etapa o projeto foi concretizado com visitas domiciliares, iniciando com um jogral e a fala da idealizadora do projeto para apresentar a proposta, logo após a equipe cantava músicas temáticas e o paciente recebia um brinde. No que tange os preceitos éticos, todos os pacientes assinaram termo de consentimento livre e esclarecido.

O projeto destacou a relevância do trabalho humanizado, que através de ações simples proporcionam emoções e mudanças significativas nas rotinas daqueles que se doam ao cuidado do outro e acabam não tendo momentos de partilha e descontração. Foi possível perceber também uma maior interação dos pacientes com a equipe e família, bem como a manifestação de sentimentos como alegria, amor, compaixão, gratidão e esperança. Os pacientes encontram-se debilitados e precisam de apoio moral, compreensão e condutas profissionais que permitam contribuir com o aumento da autoestima, interação social, integração com a família e a comunidade, tão necessários para o processo de cura e reabilitação da saúde, bem como a dimensão da assistência realizada pela equipe multidisciplinar, que promove o cuidado em saúde de forma ampla, acolhendo o usuário de forma integral.

Principal

Ana Lúcia Gama Gonçalves

ann.agama@hotmail.com

Coautores

Jacqueline Daltro Moura, Débora Hevelin Tavares Leal, Maria Betânia da Silva, Daiane dos Santos Barbosa, Pricila Neves Santa Bárbara Farias

A prática foi aplicada em

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Simão Dias

Sergipe

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Serviço de Atenção Domiciliar de Simão Dias (SE)

Rod. Pedro Almeida Valadares, 223, Simão Dias - SE, 49480-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Lenivaldo Nunes Conceição

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

06 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas