Apresentação
A fibromialgia é considerada uma doença crônica não transmissível (DCNT), que se caracteriza pelo seu caráter não inflamatório e pela presença de dor generalizada no sistema musculoesquelético. Salienta-se que a patologia não tem causa conhecida, podendo o seu desencadeamento estar ou não associado a outras comorbidades.
Identificado como um importante problema de saúde pública, a fibromialgia tem atingido uma parcela considerável da população brasileira, em especial mulheres na faixa etária adulta, o que expressa a relevância do desenvolvimento e implementação de estratégias de cuidado. Cabe destacar, que tal dado também é visualizado no cenário da cidade de Campina Grande, visto que nos últimos anos tem apresentado aumento dos casos da doença.
O município está situado na 2ª macrorregião da Paraíba e é caracterizado como a 16ª região, tem sua organização dividida em sete Distritos Sanitários, sendo percebido um aumento da prevalência de casos, principalmente nos distritos cinco e seis, os quais estão situados na região sul e oeste da cidade.
Diante da elevação dos casos, da necessidade de um diagnóstico mais preciso e da existência de um serviço direcionado para o acompanhamento da pessoa com fibromialgia, durante o ano de 2024, mediante discussões entre profissionais de saúde, representantes da sociedade civil e gestão, foi proposta a inserção de um serviço composto por uma equipe multiprofissional no cenário da saúde do município.
Objetivos
Discorrer acerca do cuidado em saúde destinado às pessoas com fibromialgia no município de Campina Grande, a partir da inserção de um serviço com atuação multiprofissional.
Metodologia (reduzir 246 caracteres)
Trata-se de um relato de experiência, que discorre acerca dos cuidados dispensados aos portadores de fibromialgia em Campina Grande-PB. Cabe destacar que a partir de demandas expostas em Lei e mediante a elevação de casos no município, durante o mês de fevereiro de 2024 aconteceram reuniões intersetoriais entre a coordenação da pasta técnica de Doenças Crônicas, gestão municipal de saúde e a Superintendência de Trânsito e Transportes Públicos (STTP).
As discussões fomentaram propostas de intervenção, contemplando a organização do fluxo de atendimento e a confecção da carteira de identificação em formato de cards, mediante cadastro no aplicativo FibroSaúde. Além disso, foi acordado a formação de uma equipe multiprofissional que executaria os atendimentos no cenário de um serviço de média complexidade, sendo composta por: assistente social, profissional de educação física, nutricionista, psicólogo, terapeuta ocupacional e fisioterapeuta.
Quanto ao fluxo de atendimento, foi definido que a pessoa com fibromialgia seria acolhida pela assistente social do serviço e mediante identificação da demanda, encaminhada para o profissional específico. Ademais, após os primeiros atendimentos e pela percepção da psicóloga, viu-se a necessidade da execução de terapias grupais. Sendo assim, formou-se em abril de 2024 o grupo denominado de “guerreiras do coração”, o qual após três meses passou por uma expressiva expansão, necessitando de um lugar mais amplo para desenvolvimento das atividades.
A elevação do número de casos de pessoas com fibromialgia em Campina Grande e a necessidade de um serviço direcionado para esta população, com vistas a direcionar o atendimento e oportunizar o acesso aos cuidados em saúde, gerou a demanda da implantação da estratégia que contemplou a atuação de uma equipe multiprofissional.
Mediante a formação da equipe de saúde multiprofissional e disponibilização de ações e serviços destinados ao cuidado em saúde das pessoas com fibromialgia, percebeu-se importantes impactos na qualidade de vida desta população, como também o fortalecimento do grupo e o acesso a informações e estratégias que direcionam o autocuidado e a mudança de hábitos.
Salienta-se que durante o processo de implantação e execução do serviço, foram entregues cerca de 737 carteiras de identificação e percebeu-se uma elevação do número de atendimentos realizados mensalmente, os quais chegam a cerca de 30 atendimentos por profissional.
Quanto ao grupo “guerreiras do coração”, atualmente as atividades são desenvolvidas semanalmente, nas terças e quintas-feiras pela manhã em um Parque da cidade. Durante os encontros realiza-se o acolhimento inicial, são desenvolvidas práticas de atividade física e a terapia grupal, a qual favorece a exposição de relatos e a desconstrução de preconceitos que circundam a pessoa com fibromialgia. Os momentos em grupo também oportunizam o acesso a informações sobre assuntos diversos, contemplando aspectos relacionados ao autocuidado, aos estigmas, a saúde da mulher, dentre outros que são mencionados pelas participantes.
Por fim, foi inserida nesse contexto a utilização da ferramenta tecnológica do WhatsApp, como forma de potencializar o vínculo e o compartilhamento de experiências, neste ambiente virtual estão presentes cerca de 625 pessoas com fibromialgia.
A partir do exposto, é possível perceber que durante o último ano o número de pessoas com fibromialgia tem se elevado no município de Campina Grande, sendo essencial o fortalecimento das ações e serviços destinados a este público. Destaca-se ainda a importância da atuação da equipe multiprofissional no direcionamento do atendimento e na busca pela assistência integral.
Verifica-se que o serviço implantado potencializou a aproximação das pessoas com fibromialgia de estratégias que influenciam em sua qualidade de vida e na adoção de hábitos mais saudáveis. Além disso, a organização do grupo “guerreiras do coração” fortaleceu os vínculos, a possibilidade da escuta ativa, ampliação dos espaços de fala e o acesso a informações, que por vezes geram dúvidas ou são silenciadas nos círculos de convivência dessa população.
Com vistas a fortalecer o acesso e a rede de saúde, recomenda-se que os municípios desenvolvam estratégias de cuidado destinadas às pessoas com fibromialgia, atentando para as particularidades do público e os impactos que a dor causa nos indivíduos.
Secretaria de Saúde Campina Grande - Avenida Jornalista Assis Chateaubriand - Liberdade, Campina Grande - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO