- Promoção da Saúde
Bruno Henrique da Silva Ramos
- 18 nov 2024
O projeto de Matriciamento Judiciário visa instituir um acordo de cooperação de trabalho em conjunto, capacitação e fluxograma das demandas judiciais relacionadas a pessoas que sofrem de transtornos mentais direcionadas ao tratamento no município de São João de Meriti. São estabelecidas em conjunto reuniões periódicas (de 2 em 2 meses) com finalidade de capacitação técnica mútua, discussão de casos e elaboração de um fluxograma de atendimento para agilizar as respostas de demandas judiciais, inovação dos modelos de comunicação mais rápidos e eficientes através de e-mails superando o modelo de oficio simplesmente.
Carência de assistência técnica em Saúde Mental e dificuldade de comunicação entre os operadores do sistema judiciário através das 1ª, 2ª e 3ª Varas de Família, do Ministério Público e a Coordenação de Saúde Mental do Município de São João de Meriti, na Baixada Fluminense. A questão da judicialização do cuidado em saúde mental apresenta-se como desafiadora e o mecanismo de Matriciamento pode otimizar a articulação em rede para um cuidado mais efetivo evitando assim o excesso de abertura de processos judiciários que podem ser encaminhados de forma mais eficiente possibilitando uma melhor articulação entre as partes.
Conversar e articular num espaço definido como o do Matriciamento tende a auxiliar nos encaminhamentos do judiciário que influenciam as prática de cuidado em Saúde Mental. Estabelecer os registros do Matriciamento do Judiciário realizados em cada municipio e analisar os benefícios práticos desses encontros através das ferramentas de dados do SUS.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO