- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Xapuri é um município de aproximadamente 19 mil habitantes – (IBGE 2021), é uma cidade que assim como a maioria das cidades da região norte tem uma realidade diferenciada do restante do país, em sua estrutura mais de 60% de sua população habita na zona rural do município. Para ter acesso a essas pessoas existem muitas dificuldades e condições adversas e geográficas, por se tratar de comunidades distantes e isoladas. Em alguns casos só é possível através de barcos, quadriciclos ou a até mesmo na caminhada, assim sendo na maioria das vezes o poder público não conseguia alcançar essa população para ofertar os serviços básicos, como a vacinação. Em estudos realizados pela Secretaria Municipal de Saúde, foi possível identificar essas dificuldades e traçar estratégias para que a imunização chegasse a essa parte da população. Há algum tempo Xapuri através do PNI municipal vem desenvolvendo algumas ações visando minimizar a problemática acima citada criando o Imuniza Mais Xapuri tendo como Slogan o Vacine Sim. Com início da pandemia de covid-19 a preocupação aumentou ainda mais, assim como na maioria dos municípios acreanos há uma dificuldade estrutural para desenvolver ações mais eficazes, como a logística de transporte, pois no período do inverno os ramais ficam intrafegáveis e no período do verão os rios ficam com suas águas baixas impossibilitando a passagem de barcos, ficando essa lacuna no atendimento das comunidade mais longínquas; Assim sendo Xapuri conta hoje com quatro salas de vacinas na zona urbana, todas equipadas com vacinadores e registradores, e conta ainda com equipes móveis formadas por vacinadores e registradores que percorrem as mais diversas comunidades levando as vacinas e a tão esperada imunização para essa população.
Os principais problemas diante da baixa cobertura vacinal foram motivadas por intensas campanhas de fake news e descrédito na imunização, bem como nas dificuldades geográfica já expostas pode-se dizer que isso se justifica com as peculiaridades da região de Xapuri. Porém como a maioria da população estão na zona rural foi intensificado uma ação durante todo o ano com mais equipes de vacinas para cobrir os lugares de difícil acesso, no momento em que o acesso for possível bem como intensificar a busca ativa na zona urbana, e para tanto foi realizado maior investimento na contratação de profissionais de vacinação e no material de apoio desde a caixa térmica até os meios de transportes seja terrestre ou fluviais.
Diante da baixa cobertura vacinal e das dificuldades enfrentadas, foi intensificado as ações de vacinação em Xapuri, além das salas de vacinas que funcionam todos os dias na zona urbana, foi investido em educação em saúde visando a sensibilização e conscientização da importância de se manter a vacinação em dia. Para isso foram capacitado os ACS para fazer a leitura dos cartões de vacina, que em suas visitas identificam e orientam a procurar a sala de vacina mais próxima, também uma parceria com o programa saúde na escola que tem ajudado a alcançar os alunos e ainda intensificando as buscas ativas nos públicos alvos; Além do alinhamento com as equipes de enfermagem e médicas para que a consulta de acompanhamento e desenvolvimento da criança seguindo o protocolo Nacional de Atenção da Básica para consultas de rotinas, assim verificando a situação vacinal das crianças e conseguindo imuniza-los dentro do período correto. Xapuri também aumentou as divulgações em mídias sociais, que tem sido uma estratégia importante tanto na zona urbana quanto na zona rural, indo além dos locais onde as redes sociais não alcançam, com a utilização de rádios locais de longo alcance devido a localidade de grandes distâncias somente esse meio para se comunicar como os Seringais Boa Viagem, São José e São Francisco do Iracema, respectivamente nos limites dos municípios como capixaba, Sena Madureira e Assis Brasil são nesses lugares mais distantes que o Projeto Imuniza mais Xapuri reforçou as equipes e a estrutura, com essa intensificação houveram resultados positivos. Ainda nesse contexto estamos reforçando nossa força humana com a contratação de mais equipe de vacinação e condições de acesso estamos recebendo reforço de quadrículos, moto e caminhonetes além de uma voadeira para atender os ribeirinhos.
Com o Imuniza mais Xapuri, o município conseguiu melhorar os índices vacinação atingindo 78% no indicador 5 do programa Previne Brasil Proporção de crianças de 1 (um) ano de idade vacinadas na APS contra difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, infecções causadas por haemophilus influenzae tipo b e Poliomielite inativada. Em determinadas unidades de Saúde como é o caso da UBS José Francisco Silva, a nota no indicador foi de 95% no último quadrimestre de 2022; No entanto os desafios continuam, Xapuri seguirá nessa luta que não para, imunizar é prevenir, uma população imunizada é uma população protegida contra doenças que há muito tempo ceifava vidas. Continuaremos nessa luta de conscientização da população de que a vacina ainda é o melhor remédio contra algumas doenças como por exemplo a covid-19. Sem contar que com o crescimento da desinformação e/ou as FAKE NEWS, algumas doenças já erradicadas correm o risco de voltar, com muito trabalho Xapuri vem lutando no combate às fake news e conseguindo imunizar a população, tornando assim a qualidade de vida do xapuriense bem melhor.
Xapuri, AC, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO