- Práticas Integrativas e Complementares em Saúde
Adriana Vargas
- 13 nov 2024
A dança proporciona benefícios à saúde do corpo e da mente, viabiliza bom funcionamento do organismo, promove fortalecimento de músculos e ossos, flexibilidade e aumento da resistência, podendo ser realizada em qualquer idade. A idealização do grupo Saúde Dançante partiu da necessidade de transformação do cuidado na atenção a saúde da mulher, a Estratégia Saúde da Família Miguel Alves das Neves, identificou que através da dança poderia oportunizar o cuidado não somente do aspecto físico, mas promover um espaço social onde essas mulheres pudessem receber uma atenção à sua saúde mental, compartilhar vivências, dúvidas e experiências dificilmente alcançadas no atendimento individual. O grupo conta com uma variável de 80 a 60 mulheres por encontro, com idade a partir de 18 anos, que em um primeiro contato com o grupo é realizado uma consulta na unidade básica de saúde, para realização de acolhimento, avaliação de história clínica e possíveis comorbidades.
Promover por meio do grupo a promoção da saúde, qualidade de vida, alimentação saudável, autoestima e tratamento de comorbidades das participantes, em virtude de compreender os benefícios provenientes da prática da dança, associado à dieta adequada e as atividades acontecem três vezes por semana, sendo que dois dias são realizados coreografias com auxilio de instrumentos áudio visual, e em um dia ocorre à realização do treinamento funcional, os encontros contam com o apoio dos profissionais da Unidade Básica de Saúde e o Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), ofertando periodicamente consulta de nutrição médica e avaliação com o educador físico para realização de antropométrica e exame de bioimpedância, que avalia a composição corporal e fornece informações específicas e importantes para alinhar o cuidado e o planejamento da dieta de forma personalizada.
Pode-se observar que a dança as suas vertentes proporciona diversos benefícios para saúde, que vão além do aspecto saúde-doença, envolvendo melhor compreensão sociocutural, domínio próprio e autoconfiança, podendo ser considerada como uma terapia motivacional. Uma vez que essas mulheres vivenciam a dança com instrumento para uma melhor condição de saúde, nota-se satisfação com os resultados obtidos, sendo em maior relevância à perda de peso, melhoria de autoestima, redução de níveis de hipertensão arterial, diabetes e taxas de colesterol. No que diz respeito aos benefícios da prática no aspecto psicológico, tem sido relatado aumento na sensação de bem estar e expressão de sentimentos, tendo como resultado a diminuição de sintomas da depressão. Muitos são os desafios de manter um grupo específico frequente e participativo nos encontros, entretanto, as atuações de uma equipe multidisciplinar contemplam ações que visam a equidade do cuidado alcançando assim melhores resultados. A dança proporciona ao individuo melhoria de sua função física, saúde e oferece uma perspectiva de vida de maior qualidade. O desenvolvimento criativo da dança oportuniza a socialização, o lazer, o autoconhecimento, valorização pessoal e autonomia.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO