A Secretaria Municipal de Saúde juntamente com o Programa de Saúde da Família, do município de Novo Horizonte do Norte – MT, na microrregião do Vale do Arinos,através da psicóloga e da enfermeira, reestruturaram o Programa de Saúde Mental no ano de 2004. O principal objetivo é o acompanhamento aos usuários de saúde mental e familiares do território do Programa Saúde da Familia , (nosso município a cobertura é de 100%) e da inserção dos mesmos na sociedade, redução de surtos e melhora na qualidade de vida nesses indivíduos. A este conjunto de pessoas se deu o nome de “Grupo de Apoio Renascer”, que tem como método encontros semanais onde são realizadas atividades como, terapia de grupo, artesanato, atividades de lazer, exercícios físicos, dinâmicas, jogos pedagógicos e educação em saúde. A responsabilidade do grupo é da enfermeira do Programa de Saúde da Família Jõao Callegari, e a mesma tem a colaboração de uma equipe multidisciplinar como, psicóloga (secretaria Municipal de saúde), enfermeira ( PSF Casro Nery), médica( PSF Jõao Calegari), odontólogos (Casto Nery e João Calegari), monitora de artesanato (assistência social) e os ACS das Equipes Saúde da Família. O grupo é composto de usuários da área rural e da cidade, sendo que da área rural possui transporte para o dia do encontro semanal. A sustentabilidade do grupo se dá com a parceria realizada entre as varias secretarias municipais, a Secretaria Municipal de Educação viabiliza o transporte dos usuários, a Secretaria Municipal de Assistência Social fornece o lanche e sede o espaço físico (CRAS) e contribui com disponibilidade da monitora no dia do encontro , a Secretaria Municipal de Saúde disponibiliza os profissionais para planejamento e execução das atividades e a medicação necessária. Esta ação conjunta oferece um serviço com efetividade, qualidade e integralidade na Saúde Mental o que permite atender os preceitos maiores do Sistema Único de Saúde, Programa de Saúde da Família e a Reforma Psiquiátrica.

Baseado nos princípios do Sistema Único de Saúde, na estratégia da Saúde da Família e da Reforma Psiquiátrica sentiu-se a necessidade da reestruturação do referido programa, pois, existiam uma grande quantia de pacientes e a necessidade da resolução e efetividade dos serviços.

As dificuldades encontradas no inicio do projeto foi a falta da credibilidade tanto de gestores quanto usuários e familiares que o grupo pudesse melhorar a qualidade de vida do usuário, porém agora os usuários e familiares e gestão são parceiros no andamento e execução das atividades do Grupo.Embora ainda exista muito preconceito com as pessoas que possuem transtornos mentais, a população e profissionais de saúde já estão tendo uma visão diferente para com os mesmos, e com o Grupo de Apoio Renascer o município consegue colocar em prática um novo modelo de assistência no programa de saúde mental.

Principal

Lisete Steffens

sms.novohorizonte@hotmail.com

A prática foi aplicada em

Novo Horizonte do Norte

Mato Grosso

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

Instituição

Uma organização do tipo

Instituição pública

Foi cadastrada por

Lisete Steffens

Conta vinculada

02 jun 2023

CADASTRO

14 set 2023

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

nenhuma

Práticas Relacionadas