A gestação é um período marcado por transformações físicas e emocionais com dúvidas e angústias. o pré-natal garante o desenvolvimento da gestação, oportunizando o parto de um recém-nascido saudável, diminuindo os impactos para a saúde da mãe, abordando aspectos psicossociais, atividades educativas e preventivas (M, S, 2012). Para oferecer apoio e suporte às gestantes, o Nasf, ESFs, Cras, Apae, Corpo de Bombeiros e outros profissionais, ofertaram este grupo, visando auxiliar nas dúvidas do processo de gestação, modificações que ocorrem no organismo materno, alimentação, atividade física, importância do pré-natal, cuidados com o bebê, tipos de partos, aleitamento materno, saúde bucal e primeiros socorros, buscando a troca de informações e de experiências das gestantes e familiares, ressignificando suas vivências. o grupo possibilita o intercâmbio de experiências e conhecimentos, por isso é considerado a melhor forma de promover a compreensão do processo de gestação (MS, 2006).

Informar sobre a saúde do período gestacional e do recém-nascido, promovendo acolhimento e apoio neste momento, e facilitar o entendimento de suas transformações para um maior nível de consciência e maturidade o que se passa dentro e fora do corpo, e Permanente e mensal. Utilizam-se convites entregues nas UBSs e pelas ACSs, via telefone, nos meios de comunicação, folders e de maneira informal. Modificações fisiológicas da gestação enfermeira cuidados do recém-nascido. Tipos de partos, pediatra, sentimentos e emoções da gravidez psicóloga teste da linguinha e orelhinha. Amamentação fonoaudióloga saúde bucal da gestante e do bebê dentista alimentação da gestante e introdução alimentar do bebê nutricionista noções de primeiros socorros no bebê, bombeiros, introdução à Shantala, fisioterapeuta. A próxima vida começa com prevenção Apae, afetividade e fortalecimento de vínculos familiares. Cras, alterações posturais, fisioterapeuta, assistência farmacêutica.

Os resultados são positivos. É um espaço de manifestação de dúvidas e dificuldades, as participantes podem dizer seus problemas e refletir sobre eles. Ter ideia das situações futuras da gestação e mesmo daquilo que ocorrerá após a mesma. Proporciona bem estar e tranquilidade na gravidez, parto e puerpério. Permite olhar a gestante em sua totalidade, corpo e mente, prevenindo problemas e aumentando a qualidade de vida da mulher, do bebê, e dos que fazem parte deste processo. as gestantes sentem-se preparadas para cuidarem de seus bebês e de si mesmas, estreitando os laços da família e ESFs, e após o nascimento consegue-se acompanhar o desenvolvimento do bebê. Pois, sempre que um bebê está se desenvolvendo, uma mãe se prepara para nascer. As ações foram positivas. Foi um espaço de conhecimento, troca de experiências, alivio das ansiedades, e maior confiança no “ser mãe”, que nasce com o bebê. Tornam-se mais seguras e confiantes na gestação, parto e puerpério, fortalecendo o vínculo familiar e com a equipe. Espera-se garantir a participação de 100% das gestantes, prevenindo problemas. o conhecimento e o diálogo promovem saúde e previnem doenças, mães saudáveis e preparadas fisicamente e psicologicamente geram filhos saudáveis.

Principal

Andréia Cristiane Dobner

andreiadobner@yahoo.com.br

Coautores

Rafael Gustavo Mader, Terezinha Wronski Cazzanelli

A prática foi aplicada em

Descanso

Descanso

Descanso

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Rua José Bonifácio, 215 - Descanso, SC, 89910-000, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cleber Luiz Rech

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

30 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas