- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
O uso da rede social como ferramenta para partilhar o cuidado e a assistência da enfermagem no pré-natal. São evidentes as mudanças que as tecnologias de informação e comunicação tem provocado no modo de conceber os processos de saúde. Pensando no conforto das gestantes de serem orientadas e assistidas em tempo real e no conforto de onde estiverem, surge a ideia do grupo de WhatsApp. Criado em 2017, fazem parte as gestantes da unidade e a enfermeira. As informações prestadas através dessa rede social não substituem as consultas presenciais com o médico e a enfermeira.
Proporcionar as gestantes a facilidade de serem orientadas através da tecnologia de informação para promoção da saúde e do autocuidado no pré-natal. O grupo de WhatsApp gestantes conectadas é ativo, são enviadas informações diárias sobre diversos temas relacionados ao pré-natal e todas as dúvidas são esclarecidas durante o dia de envio. São adicionadas no grupo na primeira consulta de pré-natal com a enfermeira e desligadas após a primeira consulta de puerpério. Público alvo: gestantes da Estratégia Saúde da Família (ESF) 303. Os recursos utilizados: celular e internet.
Percebemos reflexos positivos no nível de assistência humanizada prestada através do grupo das gestantes conectadas, a desmistificação de várias crenças e o auto nível de conhecimento e informação quanto ao pré-natal. A tecnologia através da rede social apresenta excelentes condições, que promovem o vínculo e a melhoria de assistência à gestante no município de Pontalina, Goiás, é perceptível a interação das gestantes com as informações que são repassadas diariamente pelo grupo de WhatsApp.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO