Fortalecimento do controle social em Mafra (SC)

A participação popular e o controle social em saúde, dentre os princípios do Sistema Único de Saúde, destacam-se como de grande relevância social e política, pois se constituem na garantia de que a população participará do processo de formulação e controle das políticas públicas de saúde. Nesse contexto, enfatiza-se a institucionalização de espaços de participação da comunidade no cotidiano do serviço de saúde, através da garantia da participação no planejamento do enfrentamento dos problemas priorizados, execução e avaliação das ações, processo no qual a participação popular deve ser garantida e incentivada. O Conselho Municipal de Saúde de Mafra (CMS), fortalecido e preocupado em ampliar espaços horizontalizados do diálogo, estimulou a criação de Conselhos Locais de Saúde (CLS), em todo território municipal, institucionalizando também, anualmente um fórum municipal de saúde, intercalando com a conferência municipal de saúde, como ferramenta de fortalecimento do controle social.

Instrumentalizar os conselhos locais de saúde no município de Mafra (SC), através da parceria conselho municipal de saúde e equipe técnica da secretaria municipal de saúde, a fim de tornar este processo de controle social um retrato da realidade, bem o conselho municipal de saúde, e a Secretaria Municipal de Saúde de Mafra, apontavam para a necessidade de ampliar os espaços de diálogos entre os Serviços de Saúde, e a comunidade, além do espaço da Conferência Municipal de Saúde, que ocorre no intervalo de 4 anos. Era notório um tímido movimento popular de criação e fortalecimento dos conselhos locais de saúde. o CMS reconheceu a necessidade de promover um evento municipal, que possibilitasse a todos os cidadãos mafrenses, profissionais de saúde, colaboradores do Sistema Único de Saúde e agentes do controle social, criando então o 1º Fórum municipal de saúde de Mafra, a 2ª Amostra mafrense de experiências em Saúde e a 3ª Capacitação dos conselheiros municipais e locais de saúde.

A participação da comunidade através do controle social é entendida como uma das formas mais avançadas de democracia. A partir da iniciativa do conselho municipal de saúde, conjuntamente com a Secretaria Municipal de Saúde, possibilitou a abertura de espaços organizados e legitimados, de discussão, conhecimento e ampliação do controle social, através do fortalecimento dos conselhos locais de saúde. O fórum municipal de saúde foi o instrumento central desse fortalecimento. Em Mafra (SC), temos o conselho municipal de saúde atuante, assim como quatro conselhos locais de saúde, que efetivam um dos princípios do SUS que é a participação popular, através de prolixas discussões, assegurando então o processo democrático de participação popular. Este é um grande DESAFIO, quebrar uma cultura popular não participativa e corresponsável pelas decisões em se tratando de políticas públicas de saúde. Portanto, o conselho municipal de saúde de Mafra (SC), desenha, conjuntamente com atores sociais e técnicos, um novo cenário frente ao controle social, e o legitimo processo democrático de participação popular.

Principal

Ariane Woehl

arianewoehl@gmail.com

Coautores

Susanne S Cassias, Jonas Vanderlei Keskoski, Edson Eckel

A prática foi aplicada em

Mafra

Mafra

Mafra

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde de Mafra

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Jaqueline de Fatima Previatti Veiga

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

02 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas