Fortalecendo o cuidado na Atenção Primária à Saúde: chamada nutricional de crianças e adolescentes em sobrepeso e obesidade

Em reunião com a ESF 2 (Eufrásio Leite Ribeiro) do distrito da Casinha do Homem, a Emulti e a coordenação de APS, foi realizado um levantamento através do processo de trabalho sobre a situação nutricional das crianças e adolescentes da comunidade, devido principalmente a alta vulnerabilidade social instalada na população e as dificuldades da adesão a puericultura.
Em cima dos relatos dos profissionais foi priorizado a realização desse projeto com todas as crianças e adolescentes matriculados na Escola Januário Avelino de Sousa, pois é a única inserida no território e a população tem resistência da participação na puericultura.
Com isso a coordenação de APS, a ESF e a Emulti, planejou as ações do projeto junto a escola, sendo dividido em 04 partes:
01) A Avaliação Nutricional (Peso/Estatura) de todas as crianças e adolescentes matriculadas na única escola inserida no território;
02) Analise dos dados e posteriormente comparação com a literatura;
03) Encaminhamento dos casos necessários;
04) Apresentação dos resultados e realizações de 04 oficinas com temáticas importantes para os estudantes (02), responsáveis (01) e profissionais da educação (01).
As oficinas foram planejadas com temáticas importantes para a prevenção do agravamento de doenças e problemas relacionados ao sobrepeso e a obesidade em crianças e adolescentes. Foram realizadas no ambiente escolar, devido a facilidade para localização das crianças, adolescentes, responsáveis e profissionais da educação.

Estudos salientam, que o Brasil passa por um processo de transição nutricional, marcado por características com diferentes estágios (Machado et al., 2011). Assim, a população apresenta uma tendência para o aumento da prevalência do excesso de peso e da obesidade, independente da faixa etária (Reais et al., 2018).
Nota-se que a obesidade vem alcançando proporção epidêmicas, no mundo inteiro, a qual está relacionado com doenças crônicas não transmissíveis e a saúde mental, atingindo principalmente crianças e adolescentes.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é fundamental para manutenção da saúde da criança dentro da ESF. Considera-se inúmeros desafios, inclusive culturais, para que a puericultura seja mais valorizada e possa contribuir de modo efetivo na manutenção da saúde da criança e prevenção de doenças (Carneiro, 2010).
Diante da importância dessa temática e mudança do cenário após busca ativa de 91 crianças e adolescentes, foi realizado oficinas de educação alimentar e nutricional, envolvendo os profissionais de educação, responsáveis e alunos da Escola Januário Avelino de Sousa do Distrito da Casinha do Homem com 1,048 habitantes no município de Santa Cruz (PB).
Com isso esse relato fortalece a importância de projetos sobre alimentação e nutrição na Atenção Primária à Saúde, sendo a ordenadora do cuidado e a responsável pelas ações de prevenção e promoção a saúde principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.
• Objetivo geral:
Fortalecer o cuidado em crianças e adolescentes com o estado nutricional inadequados da Escola Municipal Januário Avelino de Sousa, localizada na comunidade da Casinha do Homem (Distrito do município de Santa Cruz, PB).
• Objetivos específicos:
 Avaliar o IMC (Peso/Estatura) das crianças e adolescentes matriculados na Escola Januário Avelino de Sousa do Distrito da Casinha do Homem;
 Analisar os resultados comparando com a literatura;
 Encaminhar os casos de Obesidade para os serviços ambulatorial da rede de saúde;
 Realizar oficinas sobre educação alimentar e nutricional e sua importância para profissionais da educação, responsáveis e estudantes.

A experiência foi avaliada positivamente e os seus resultados é referência em toda a região como preocupante. Estudos salientam, que o Brasil passa por um processo de transição nutricional, marcado por características como diferentes estágios (Machado et al., 2011). Assim, a população apresenta uma tendência para o aumento da prevalência para o aumento de peso e da obesidade, independente da faixe etária (Reais et al., 2018).
Nos resultados obtidos através da avaliação nutricional, fortalece a preocupação, principalmente que a transição nutricional chegou a lugares com alta vulnerabilidade social. Foram avaliadas pela ESF e a Emulti, 91 crianças e adolescentes matriculadas na Escola Januário Avelino de Sousa, 46% se encontravam-se acima do peso (34% com obesidade e 12% sobrepeso), ou seja, quase metade dos alunos matriculados. Ressaltando assim, a preocupação com a saúde pública e com o fortalecimento da puericultura na Estratégia de Saúde da Família.
A fim de potencializar a resolutividade da APS, as crianças com estado nutricional em obesidade, foram encaminhadas para atendimento individual médico e com a nutricionista da Emulti. Assim como se juntaram as demais crianças para ações de promoção e prevenção através de oficinas realizadas na escola.
As oficinas abordaram temas importância como alimentação saudável em ambiente escolar; alimentação e saúde das crianças; monitoramento da obesidade infantil além dos cuidados com o sobrepeso e a obesidade em crianças.

É importante relatar e concluir que esse projeto piloto realizado pela APS, contribuiu para sinalizar a ESF sobre a importância das atividades de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes da comunidade de Casinha do Homem.
Além de organizar a assistência prestada a essa população como forma de prevenção de doenças e promoção à saúde, evitando assim a incidência futura de doenças cardiovasculares como hipertensão e diabetes que estão correlacionadas com a obesidade, seja na vida adulta ou na infância.
O vínculo criado entre a equipe, os profissionais da educação e os responsáveis pelas crianças e adolescentes durante as oficinas fortaleceu os laços, sendo primordial para a continuação do cuidado e adesão desse público à USF
Assim, a experiência fortaleceu a APS e principalmente elucidou a importância da puericultura, organizando o fluxo de atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes com obesidade na comunidade da Casinha do Homem, Santa Cruz (PB).

Principal

Erick Bernard Pereira de Lima

erickbernardpereira@gmail.com

Coordenador da APS

Coautores

Erick Bernard Pereira de Lima, Francisca Wigma de Medeiros

A prática foi aplicada em

Santa Cruz

Paraíba

Nordeste

Esta prática está vinculada a

Avenida Professor João Antunes - Bairro São Francisco, Santa Cruz - PB, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Erick Bernard Pereira de Lima

Conta vinculada

10 abr 2024

CADASTRO

26 jul 2024

ATUALIZAÇÃO

01 ago 2023

inicio

15 dez 2023

fim

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas