- Promoção da Saúde
Lidiane da Silva Joras
- 10 set 2024
Em reunião com a ESF 2 (Eufrásio Leite Ribeiro) do distrito da Casinha do Homem, a Emulti e a coordenação de APS, foi realizado um levantamento através do processo de trabalho sobre a situação nutricional das crianças e adolescentes da comunidade, devido principalmente a alta vulnerabilidade social instalada na população e as dificuldades da adesão a puericultura.
Em cima dos relatos dos profissionais foi priorizado a realização desse projeto com todas as crianças e adolescentes matriculados na Escola Januário Avelino de Sousa, pois é a única inserida no território e a população tem resistência da participação na puericultura.
Com isso a coordenação de APS, a ESF e a Emulti, planejou as ações do projeto junto a escola, sendo dividido em 04 partes:
01) A Avaliação Nutricional (Peso/Estatura) de todas as crianças e adolescentes matriculadas na única escola inserida no território;
02) Analise dos dados e posteriormente comparação com a literatura;
03) Encaminhamento dos casos necessários;
04) Apresentação dos resultados e realizações de 04 oficinas com temáticas importantes para os estudantes (02), responsáveis (01) e profissionais da educação (01).
As oficinas foram planejadas com temáticas importantes para a prevenção do agravamento de doenças e problemas relacionados ao sobrepeso e a obesidade em crianças e adolescentes. Foram realizadas no ambiente escolar, devido a facilidade para localização das crianças, adolescentes, responsáveis e profissionais da educação.
Estudos salientam, que o Brasil passa por um processo de transição nutricional, marcado por características com diferentes estágios (Machado et al., 2011). Assim, a população apresenta uma tendência para o aumento da prevalência do excesso de peso e da obesidade, independente da faixa etária (Reais et al., 2018).
Nota-se que a obesidade vem alcançando proporção epidêmicas, no mundo inteiro, a qual está relacionado com doenças crônicas não transmissíveis e a saúde mental, atingindo principalmente crianças e adolescentes.
O acompanhamento do crescimento e desenvolvimento infantil é fundamental para manutenção da saúde da criança dentro da ESF. Considera-se inúmeros desafios, inclusive culturais, para que a puericultura seja mais valorizada e possa contribuir de modo efetivo na manutenção da saúde da criança e prevenção de doenças (Carneiro, 2010).
Diante da importância dessa temática e mudança do cenário após busca ativa de 91 crianças e adolescentes, foi realizado oficinas de educação alimentar e nutricional, envolvendo os profissionais de educação, responsáveis e alunos da Escola Januário Avelino de Sousa do Distrito da Casinha do Homem com 1,048 habitantes no município de Santa Cruz (PB).
Com isso esse relato fortalece a importância de projetos sobre alimentação e nutrição na Atenção Primária à Saúde, sendo a ordenadora do cuidado e a responsável pelas ações de prevenção e promoção a saúde principalmente em áreas de alta vulnerabilidade social.
• Objetivo geral:
Fortalecer o cuidado em crianças e adolescentes com o estado nutricional inadequados da Escola Municipal Januário Avelino de Sousa, localizada na comunidade da Casinha do Homem (Distrito do município de Santa Cruz, PB).
• Objetivos específicos:
Avaliar o IMC (Peso/Estatura) das crianças e adolescentes matriculados na Escola Januário Avelino de Sousa do Distrito da Casinha do Homem;
Analisar os resultados comparando com a literatura;
Encaminhar os casos de Obesidade para os serviços ambulatorial da rede de saúde;
Realizar oficinas sobre educação alimentar e nutricional e sua importância para profissionais da educação, responsáveis e estudantes.
A experiência foi avaliada positivamente e os seus resultados é referência em toda a região como preocupante. Estudos salientam, que o Brasil passa por um processo de transição nutricional, marcado por características como diferentes estágios (Machado et al., 2011). Assim, a população apresenta uma tendência para o aumento da prevalência para o aumento de peso e da obesidade, independente da faixe etária (Reais et al., 2018).
Nos resultados obtidos através da avaliação nutricional, fortalece a preocupação, principalmente que a transição nutricional chegou a lugares com alta vulnerabilidade social. Foram avaliadas pela ESF e a Emulti, 91 crianças e adolescentes matriculadas na Escola Januário Avelino de Sousa, 46% se encontravam-se acima do peso (34% com obesidade e 12% sobrepeso), ou seja, quase metade dos alunos matriculados. Ressaltando assim, a preocupação com a saúde pública e com o fortalecimento da puericultura na Estratégia de Saúde da Família.
A fim de potencializar a resolutividade da APS, as crianças com estado nutricional em obesidade, foram encaminhadas para atendimento individual médico e com a nutricionista da Emulti. Assim como se juntaram as demais crianças para ações de promoção e prevenção através de oficinas realizadas na escola.
As oficinas abordaram temas importância como alimentação saudável em ambiente escolar; alimentação e saúde das crianças; monitoramento da obesidade infantil além dos cuidados com o sobrepeso e a obesidade em crianças.
É importante relatar e concluir que esse projeto piloto realizado pela APS, contribuiu para sinalizar a ESF sobre a importância das atividades de educação alimentar e nutricional para crianças e adolescentes da comunidade de Casinha do Homem.
Além de organizar a assistência prestada a essa população como forma de prevenção de doenças e promoção à saúde, evitando assim a incidência futura de doenças cardiovasculares como hipertensão e diabetes que estão correlacionadas com a obesidade, seja na vida adulta ou na infância.
O vínculo criado entre a equipe, os profissionais da educação e os responsáveis pelas crianças e adolescentes durante as oficinas fortaleceu os laços, sendo primordial para a continuação do cuidado e adesão desse público à USF
Assim, a experiência fortaleceu a APS e principalmente elucidou a importância da puericultura, organizando o fluxo de atendimento e acompanhamento de crianças e adolescentes com obesidade na comunidade da Casinha do Homem, Santa Cruz (PB).
Avenida Professor João Antunes - Bairro São Francisco, Santa Cruz - PB, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO