A experiência em realização abarca os participantes envolvidos com a Prática Integrativa Plantas Medicinais/Fitoterapia. A partir dos grupos já existentes anteriormente a pandemia de covid-19 tomamos a decisão de realizar um chamamento para que os encontros fossem retomados na modalidade virtual em junho de 2020. Participam dos encontros profissionais de saúde e usuários do SUS. Os encontros acontecem pela plataforma GoogleMeet, conforme cronograma e frequência acordados entre os participantes. Têm a duração entre 01h (uma hora) e 01h30. Os assuntos abordados também são definidos a medida dos encontros realizados.
Ao iniciar 2020 tivemos os encaminhamentos vinculados a terceira etapa do projeto de Hortas Medicinais e Farmácia Viva que vem acontecendo desde 2018. Essa etapa previa intercambio entre as unidades e grupos já existentes, visitas técnicas a municípios vizinhos com trabalhos desenvolvidos e oficinas temáticas e práticas de qualificação envolvendo profissionais e usuários. Com a expansão da pandemia covid-19 todas as atividades foram suspensas e assim se mantiveram por 03 meses. Gradativamente os profissionais de Práticas Integrativas foram se ajustando ao contexto e algumas ações foram retomadas, em especial aquelas envolvendo grupos. Primeiramente, as práticas corporais chinesas, depois meditação e, no momento, grupos de hortas medicinais. O intuito da retomada dos encontros virtuais atendeu a compreensão de que havia necessidade de dar continuidade aos trabalhos iniciados e que dispúnhamos de ferramentas para fazê-lo, resgatando e fortalecendo os vínculos entre os participantes e também mantendo um fluxo de troca de experiências e conhecimentos. Logo ao inicio dos encontros se observou que esses encontros também vinham responder uma demanda premente ocasionada pelo distanciamento e isolamento social exigido pela Pandemia, que se manifestava na vontade e necessidade de contato e conversas. Desse modo, a proposta ser realizou considerando a retomada das ações em saúde envolvendo o conhecimento das Plantas Medicinais e o desenvolvimento da Farmácia Viva na Rede Pública Municipal e Saúde e, neste ínterim, vem motivando pessoas a descobrir suas possibilidades de aprender e reaprender sempre durante a vida.
Recomendo capacitar os servidores e profissionais em ferramentas que viabilizem atividades de modalidade virtual, inclusive para períodos pós pandemia, pois viabiliza que o usuário possa participar mesmo diante um imprevisto de locomoção e ou viabiliza a participação de pessoas que, por algum, motivo, não possam se ausentar do local que se encontram. Que disponham de rede de internet nos serviços de saúde visando a possibilidade deste tipo de ação e também de atendimento clínicos virtuais (observando o desenvolvimento futuro de protocolos).
Blumenau, SC, Brasil
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO