Farmácia Viva e Hortas Medicinais: um mundo virtual possível, cheio de experiências

A experiência em realização abarca os participantes envolvidos com a Prática Integrativa Plantas Medicinais/Fitoterapia. A partir dos grupos já existentes anteriormente a pandemia de covid-19 tomamos a decisão de realizar um chamamento para que os encontros fossem retomados na modalidade virtual em junho de 2020. Participam dos encontros profissionais de saúde e usuários do SUS. Os encontros acontecem pela plataforma GoogleMeet, conforme cronograma e frequência acordados entre os participantes. Têm a duração entre 01h (uma hora) e 01h30. Os assuntos abordados também são definidos a medida dos encontros realizados.

Ao iniciar 2020 tivemos os encaminhamentos vinculados a terceira etapa do projeto de Hortas Medicinais e Farmácia Viva que vem acontecendo desde 2018. Essa etapa previa intercambio entre as unidades e grupos já existentes, visitas técnicas a municípios vizinhos com trabalhos desenvolvidos e oficinas temáticas e práticas de qualificação envolvendo profissionais e usuários. Com a expansão da pandemia covid-19 todas as atividades foram suspensas e assim se mantiveram por 03 meses. Gradativamente os profissionais de Práticas Integrativas foram se ajustando ao contexto e algumas ações foram retomadas, em especial aquelas envolvendo grupos. Primeiramente, as práticas corporais chinesas, depois meditação e, no momento, grupos de hortas medicinais. O intuito da retomada dos encontros virtuais atendeu a compreensão de que havia necessidade de dar continuidade aos trabalhos iniciados e que dispúnhamos de ferramentas para fazê-lo, resgatando e fortalecendo os vínculos entre os participantes e também mantendo um fluxo de troca de experiências e conhecimentos. Logo ao inicio dos encontros se observou que esses encontros também vinham responder uma demanda premente ocasionada pelo distanciamento e isolamento social exigido pela Pandemia, que se manifestava na vontade e necessidade de contato e conversas. Desse modo, a proposta ser realizou considerando a retomada das ações em saúde envolvendo o conhecimento das Plantas Medicinais e o desenvolvimento da Farmácia Viva na Rede Pública Municipal e Saúde e, neste ínterim, vem motivando pessoas a descobrir suas possibilidades de aprender e reaprender sempre durante a vida.

Recomendo capacitar os servidores e profissionais em ferramentas que viabilizem atividades de modalidade virtual, inclusive para períodos pós pandemia, pois viabiliza que o usuário possa participar mesmo diante um imprevisto de locomoção e ou viabiliza a participação de pessoas que, por algum, motivo, não possam se ausentar do local que se encontram. Que disponham de rede de internet nos serviços de saúde visando a possibilidade deste tipo de ação e também de atendimento clínicos virtuais (observando o desenvolvimento futuro de protocolos).

Principal

Ethna Thaise Unbehaun

ethna@blumenau.sc.gov.br

Coautores

Ethna Thaise Unbehaun

A prática foi aplicada em

Blumenau

Santa Catarina

Sul

Esta prática está vinculada a

Secretaria Municipal de Saúde

Blumenau, SC, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Ethna Thaise Unbehaun

Conta vinculada

04 dez 2015

CADASTRO

09 set 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas