A obesidade tem sido colocada pela OMS com um problema de saúde pública apresentando, assim, a necessidade de encontrar mecanismos para combatê-la de forma eficiente, pensando nisso, foi proposto a criação de um grupo nutricional pela equipe Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF – AB) para atender a demanda de encaminhamentos de pacientes em busca de hábitos alimentares saudáveis. Ao estruturar o grupo, observou- se que seria necessário ensinar os pacientes como educar o paladar através dos alimentos não industrializados, muito ricos em nossa região, e o reaproveitamento gerando economia e tornando-os capazes de compreender que a alimentação saudável e a relação com que o paciente encarava isso deveria ser o maior aliado. Para o sucesso do grupo, os pacientes contaram com uma equipe multiprofissional, oficinas de alimentação saudável além de práticas integrativas complementares como a auriculoterapia.

Desenvolver oficinas de alimentação saudável e reaproveitamento de alimentos. Realizar palestras com equipe multiprofissional sobre assuntos pertinentes. Associar a auriculoterapia como tratamento complementar ao combate à obesidade. O grupo possui ciclos semestrais, sempre com 15 a 20 participantes, tendo encontros quinzenais, cada encontro, além da nutricionista que coordena o grupo e a assistente social que auxilia nas atividades práticas, é realizada uma palestra com os demais profissionais da equipe (psicólogo e profissional de educação física), a cada 45 dias é proposta a oficina de alimentação e reaproveitamento de alimentos na qual os participantes têm a oportunidade de aprender a fazer e degustar a receita saudável apresentada. A cada encontro o participante pode utilizar a auriculoterapia como uma das formas de tratamento a perda de peso, tornando mais eficiente.

Ao decorrer de cada ciclo dos grupos mais pacientes estavam interessados em participar, pois observaram os resultados satisfatórios dos integrantes, quebrando assim o preconceito existente em torno de atendimento realizado de forma coletiva. A motivação era perceptível a cada avaliação física e cada oficina realizada, sendo o momento no qual havia feedback dos resultados e compartilhamento de experiências. As palestras com a equipe multiprofissional a cada encontro levava o grupo a refletir sobre suas práticas individuas, fazendo com que se sentissem estimulados a mudar o contexto e traçar metas para alcançar os objetivos, a perda de peso ficou em segundo plano e a qualidade de vida e saúde como um todo se tornou o objetivo geral em comum. A experiência equilíbrio e saúde foi exitosa no município de Itapuranga e já vem trazendo excelentes resultados ao decorrer de 2 anos e 6 ciclos, levando à necessidade de abrir a mesma proposta no distrito de Diolândia, onde o grupo já acontece há 1 ano e 2 ciclos, atendendo também a população da zona rural. A perda de peso se tornou consequência de todo o aprendizado proposto, aumentando assim a manutenção de forma válida e significativa dessa redução.

Principal

Carolinna Coelho Proença Guedes

carolinnaguedes@gmail.com

Coautores

Juliana Oliveira Braz, Eda Aparecida Parreira,

A prática foi aplicada em

Goiás

Centro-Oeste

Esta prática está vinculada a

úcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF)

Supermercado São Sebastiao - Rua Maria Alves - Itapuranga, GO, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Denise Dias De Sousa Brandão

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

24 jun 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas