- Atenção Primária à Saúde
Sara Wanne Alves Silva
- 25 set 2024
Amapá
Como parte de um conjunto de recursos para fornecer os direitos dos princípios básicos que regem o Sistema Único de Saúde (SUS) na atenção básica prestada a comunidades indígenas exclusivamente na etnia apinajé, foi oferecido o recurso em conjunto com atendimento especializado para, assim, garantir de maneira íntegra a reabilitação oral de pacientes que não dispõem de dentição hígida, devido aos costumes etnoculturais, longevidade e hábitos.
Percebendo a necessidade de atender uma demanda de um público diferenciado, após reuniões e pactuações da equipe de saúde bucal com a gestora municipal de saúde do município de Tocantinópolis (TO), a senhora Maria da Conceição Farias Rêgo, que nos cedeu a uma parceria na qual disponibiliza próteses dentarias, do programa do Ministério da Saúde denominado Brasil Sorridente desenvolvido pela secretaria municipal de saúde ao público indígena e munícipes de Tocantinópolis.
Além da oferta das próteses, resgate dos sorrisos, melhora na mastigação e fonação, outro benéfico do uso da peça protética é que com uma boa trituração dos alimentos, o estômago estará menos sobrecarregado de fazer essa função, minimizando os danos a esse órgão fundamental na digestão dos alimentos, provando que a saúde começa pela boca. Esse projeto visa à intensificação dos trabalhos de prevenção da saúde bucal para que as próteses sejam o último recurso para os indígenas. Já foram contemplados 69 indígenas com próteses dentárias, sendo homens e mulheres nas idades entre 20 a 83 anos. A aceitação é positiva e seu uso tem melhorado a qualidade de vida da população apinajé.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO