- Atenção Primária à Saúde
Mateus Emanuel da Silva Santos
- 22 maio 2024
Este trabalho é fruto de uma pesquisa de mestrado onde buscamos desenvolver um dashboard gerenciador dos indicadores e ferramentas dos macroprocessos de gestão para as coordenadorias regionais de saúde. Tal objetivo teve como fundamento os paradoxos vivenciados na gestão da saúde do Ceará, onde constatamos um avanço na regionalização das ações de saúde pela descentralização, não obstante e em lado oposto também observamos a dificuldade de monitoramento regional. Essa conjuntura nos instigou a reflexão e investigação, através disso chegamos à conclusão de que um dos grande desafios para a governança regional estava na ausência de ferramentas eficazes de apoio à gerência regional, motivo pelo qual nos propusemos a busca de desenvolvimento de uma tecnologia, encontrando dashboard cujo processo descrevemos a seguir.
Desenvolver um dashboard gerenciador dos indicadores e ferramentas dos macroprocessos de gestão das coordenadorias regionais de saúde. Estudo ancorado nas abordagens quantitativas e qualitativas, tendo como cenário 19 das 22 Coordenadorias Regionais (CRE) do estado do Ceará. Participaram do estudo 18 coordenadores das CRES, sendo duas CREs a 1ª e a 22ª coordenadas pelo mesmo gestor. Não participaram do estudo a pesquisadora que coordena a 18ª e os coordenadores das CREs de Limoeiro e Crato. Para coleta de dados foi utilizada a técnica de entrevista semiestruturada, que combina perguntas abertas e fechadas, formando banco de dados inserido no software Nvivo. Na interpretação e analise, utilizou-se a triangulação entre os dados empíricos, diálogo com os autores e análise de conjuntura. O sistema para a construção do dashboard foi o Power BI da Microsoft.
A construção do dashboard teve como fundamento a articulação entre os resultados obtidos da pesquisa e os achados da literatura. Referenciado nesses, optou-se por trabalhar com o S.I. de mortalidade materna, infantil e fetal, assim, os dados foram extraídos dos sistemas SIM e SINASC. O desenvolvimento da ferramenta gerou um link : https://app.powerbi.com/view?r=eyJrIjoiMzY2NmZiNTQtMTI2MS00YWVhLThmMGQtZjkwNjAyOWZlMTVlIiwidCI6ImQ4MzJlYzkyLTI5MzctNDdhOS04MjFiLTA3N2NhNjM2OTk4YSIsImMiOjR9 , de acesso aos gestores que proporciona melhor compreensão da situação de saúde da região subsidiada na tomada de decisão para ações que impactem positivamente na saúde da população. O dashboard é uma ferramenta tecnológica que muito pode auxiliar os gestores, uma vez que oferece, a partir dos dados inseridos, inúmeras combinações e disponibilidade de relatórios com gráficos e tabelas. Apresenta o espelho das situações e problemáticas, subsidiando a construção de estratégias de governança regional e o desenvolvimento de capacidades gerenciais e administrativas, fatores fundamentais para o fortalecimento do SUS.
CADASTRO
ATUALIZAÇÃO