O projeto contando histórias surgiu da necessidade de serem desenvolvidos trabalhos integrados com educandos de 4 e 5 anos da rede Municipal de Ensino após a ocorrência de surtos de Dengue no município de Ipanema (MG). A intenção é que este projeto possa incentivar os alunos a adoção de práticas e hábitos de prevenção, seja em casa, seja na escola, e por onde eles forem através da atividade de contar história. Foram utilizados métodos educativos de forma lúdica e criativa a fim de mobiliza-los quanto às ações de promoção de prevenção na saúde. Contos e histórias fornecem uma importante sustentação cognitiva para aprendizados infantis, auxiliando nas ações de combate ao mosquito Aedes aegypti.

Conscientizar e mobilizar os educandos de forma criativa e interativa de suas responsabilidades no combate e prevenção ao mosquito Aedes Aegypti, desenvolvendo o raciocínio lógico, a expressão oral e comportamental da criança. o projeto “Contando história teve início no ano de 2017 em parceria com as secretarias municipais de saúde, cultura e educação do município de Ipanema (MG). Este trabalho baseou-se na metodologia de ação, adaptando os contos infantis(Chapeuzinho Vermelho, Patinho Feio e Batman) em histórias reais sobre combate ao mosquito Aedes aegypti. Este projeto é uma estratégia que visa superar um problema grave de saúde pública. Uma vez que a responsabilidade no combate a esse mosquito é dever de todos nós. Assim nosso maior objetivo é alertar e conscientizar as crianças, para que as mesmas conscientizem outras pessoas como seus familiares. Tornando- os assim agentes mirins de combate à dengue.

O primeiro grupo de ansiedade foi finalizado na segunda semana de março, dos 12 usuários inscritos no grupo, apenas 1 desistiu do tratamento, os demais continuaram até a finalização do mesmo. Ao final dos encontros, os pacientes foram avaliados pela psicóloga em consulta individual através do Inventario de Sintomas da Ansiedade. como resultado geral, verificamos diminuição dos sintomas de ansiedade, em todos os participantes, alguns diminuíram os sintomas e a intensidade dos mesmos (severo para suave), 3 destes usuários apresentaram uma melhora em 50% dos sintomas e outros 3 pacientes já não encaixam mais no quadro de transtorno de ansiedade generalizada e estão fazendo o desmame da medicação. Através da observação direta, verificamos a melhora dos usuários, com o manejo da ansiedade e a diminuição dos sintomas, usando as técnicas que aprenderam no grupo. Além dos benefícios proporcionados aos usuários, a dinâmica do trabalho também mudou, pois ocorreu a diminuição da fila de espera para o acompanhamento psicológico individual, portanto, o grupo pode ser replicado em toda à Atenção Primária.

Principal

Cristiane Lopes Guerra Tavares

crisglopes@hotmail.com

Coautores

Carolina Coura E Silva, Fernanda Felizardo De Sousa E Silva, Stephanie Macedo De Oliveira, Luciano De Souza Oliveira, Lísia Geórgia Oliveira Lacerda Penna

A prática foi aplicada em

Ipanema

Minas Gerais

Sudeste

Esta prática está vinculada a

Rua Dom Bôsco, 100, Ipanema - MG, Brasil

Uma organização do tipo

Instituição Pública

Foi cadastrada por

Cristiane Lopes Guerra Tavares

Conta vinculada

23 set 2023

CADASTRO

27 ago 2024

ATUALIZAÇÃO

Condição da prática

Concluída

Situação da Prática

Arquivos

TAGS

Práticas Relacionadas